PROBLEMA

Acúmulo de entulho e sujeira em terreno desafia paciência de moradores do São Benedito

Dandara Aveiro
Publicado em 07/05/2025 às 15:53
Compartilhar

O terreno, localizado na rua Major Eustáquio, ao lado da Fundação de Ensino Técnico Intensivo Dr. Renê Barsam (FETI), apresenta sinais de abandono (Foto/Divulgação)

Moradores do bairro São Benedito têm manifestado crescente preocupação com um terreno abandonado, que se tornou foco de problemas como acúmulo de entulho e sujeira. Segundo relatos enviados ao Jornal da Manhã, a área já foi alvo de diversas denúncias, mas nenhuma providência efetiva foi tomada até o momento. A Prefeitura de Uberaba afirmou que incluirá a vistoria do local em sua programação e que as equipes devem realizar a visita em breve. 

O terreno, localizado na rua Major Eustáquio, ao lado da Fundação de Ensino Técnico Intensivo Dr. Renê Barsam (FETI), apresenta sinais de abandono. Imagens enviadas à reportagem do JM mostram a presença predominante de restos de construção, aumentando os riscos à saúde pública, devido à possível proliferação de mosquitos e animais peçonhentos. 

Em resposta à denúncia, o Departamento de Posturas, vinculado à Secretaria de Defesa Social (SDS), informou que uma equipe de fiscalização já foi acionada para avaliar as condições do terreno. No entanto, ainda não há um prazo definitivo para que medidas sejam adotadas. O órgão, entretanto, garantiu que a vistoria será feita nos próximos dias e, posteriormente, serão tomadas as providências cabíveis. 

Outras denúncias 
 
Caso semelhante ocorreu no bairro Amoroso Costa, onde um terreno permaneceu abandonado por mais de 15 anos. A área, tomada por mato, lixo e animais peçonhentos, também era usada por dependentes químicos, gerando insegurança para os vizinhos. Por ser reincidente, o proprietário foi autuado, e as multas encaminhadas para a dívida ativa. A limpeza foi executada pelo município, com os custos repassados aos donos do imóvel. 

Já no Conjunto Beija-Flor, um terreno de propriedade da própria Prefeitura foi limpo após denúncia feita por um ouvinte da Rádio JM. O local, na avenida Ramid Mauad, acumulava mato alto e materiais inservíveis, tornando-se um foco de proliferação do mosquito da dengue e outros insetos. A Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) confirmou que a área é alvo constante de descarte irregular e informou que a limpeza foi executada conforme a programação vigente à época.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por