ARTICULISTAS

O Criador e as criaturas

Arahilda Gomes Alves
Publicado em 18/05/2024 às 18:03
Compartilhar

Sonhos provocam viagens, quais nuvens, em flocos de algodão, a se desmancharem em diáfanos véus, esvoaçando pelas ondas navegantes do pensamento criativo. Salteiam montanhas empilhadas umas às outras em meio aos pinheirais dos Alpes suíços, em paisagens que se transfiguram em quatro cantões diferenciados por idiomas românticos!

Atravessara o Lago de Como, tendo como fundo musical a partitura de mesmo nome, cheia de arpejos e oitavas. Depois de longos e sucessivos túneis, as silhuetas de pinheirais serpenteavam, quais torres góticas agulhando o céu. Pelo caminho, violetas sorviam nas taças o néctar das flores.

O sonho continuava atravessando o mais bem equipado túnel da Europa, com dezessete metros de extensão, circuito interno de TV, telefone SOS. A visão mágica de um rio, águas a banhar casas “achocolatadas”, transmudava-se na história de Joãozinho e Maria. Restos de neves eternas, em pleno verão, nas cumeeiras dos montes, cenário da história de Guilherme Tell. Vi-me banhando-me, sem saber nadar, no lago dos Quatro Cantões diferenciados em quatro idiomas com nova linguística – o idioma romântico!

O cenário parecia transportar-me para o jardim onde Deus colocara Adão e Eva. A intrusa viajora ouvia o casal ufanando-se de suas travessuras, sem se afastar do Paraíso. Adão e Eva, já com as folhas de parreira a protegê-los depois do pecado cometido, quiseram agradar ao Mestre e, inspirando-se n’Ele, criaram o trabalho.

Pincelados pelo dedo de Deus, Adão e Eva inventaram a Escultura. Quiseram separar as águas da terra, surgindo a Engenharia com todas as suas ramificações.

Mostrou Deus ao casal as belezas do Paraíso e suas limitações, levando Adão e Eva a pensar. E eles criaram a Filosofia.

O Criador deu-lhes uma alma para se comunicarem e, assim, criaram a Psicologia, a ciência do comportamento.

Deus, sugerindo que o Paraíso lhes oferecia muitos prazeres, inspirou-os na Arte com suas manifestações e superações.

E saíram rabiscando coisas que pensavam, para não se esquecerem das que falavam, criando, além do Desenho, a Escultura, a Literatura em prosa e verso, conforme a necessidade de se expressarem. Deus, percebendo a inteligência de suas criaturas, fez deles ambulantes de papel passado. Mas Adão e Eva, querendo ampliar seu universo artístico, fez do Teatro a fantasia maior, recriando suas vidas.

Na ânsia de encontrar mais coisas, o Criador ponderou que não era asseado amassar o pão com o suor do trabalho. E, logo, eles inventaram o Lazer.

Entremeando lazer e trabalho, o casal foi inventando mais coisas, deslumbrado com os quatro elementos indispensáveis ao meio ambiente – água, terra, ar e fogo –, facultando a ele as cores da vida.

E a “humanidade” saiu pintando e bordando...

Adão e Eva chegaram à conclusão de que todos os engenhos da arte humana foram credores da arte divina!

  

Arahilda Gomes Alves

Cadeira 33 da ALTM

Assuntos Relacionados
Compartilhar

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Articulistas

A armadilha de Tucídides

12/06/2024 às 19:39
Marco Antônio de Figueiredo

Em silêncio, mas observando!

12/06/2024 às 19:36
Marcia Moreno Campos

Vovó

11/06/2024 às 20:07
Ana Maria Leal Salvador Vilanova

Murphy, o outro

11/06/2024 às 18:06
Arahilda Gomes

A música e sua influência

10/06/2024 às 18:09
Renato Muniz Barretto de Carvalho

Era só o que faltava

10/06/2024 às 18:08
Heloisa Helena Valladares Ribeiro

Nada de novo

10/06/2024 às 18:06
Ani e Iná

Continentes se unem

08/06/2024 às 18:14
Nilson de Camargos Roso

Dr. Odo Adão

07/06/2024 às 17:46
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por