ARTICULISTAS

Espelho da vida

Iná e Ani
Publicado em 20/05/2024 às 19:28
Compartilhar

Outro dia, em reunião de amigas, escutei a seguinte frase: “Você e sua irmã foram ícones da beleza”. É natural refletirmos em comentários como esse. Todas nós, mulheres, já ouvimos algo parecido. Fomos? No passado? Muitas mulheres têm dificuldades em encarar essa realidade, tornam-se ridículas na forma de vestir e se comportam como uma garota. Podemos ser atraentes em qualquer idade, desde que cuidemos do visual, da mente e do espírito. Tentar parecer ser jovenzinha quando alcançamos a idade madura nos faz parecer cômicas. Barbarabella! Nossa fase Barbie passou!      

É maravilhoso nos vermos como uma mulher que está envelhecendo com saúde, autoconfiança, vitalidade e bem-estar emocional. Claro que, quando a idade vai chegando, temos que usar roupas não do tempo da mocidade, mas muitas de nós somos geneticamente privilegiadas e entramos na moda contemporânea numa boa! Nada de usar roupinhas escuras e tristes. Usar e abusar das estampas, acessórios variados, na moda e suas diversificações. 

Em tempos atrás, nossas vovós se divertiam com seu crochê, suas rosas no jardim e culinária. Bolos e almoços deliciosos. As vovós de hoje continuam gostando de tudo isso, mas ficam antenadas na moda, decoração, academia, no teatro, cinema, na yoga, nas viagens e em uns drinks. Como é bom um vinho em boa companhia!

Eu e Ani sempre gostamos de trabalhar, energias trocadas no dia a dia, com outras cabeças, outros temperamentos, amigas de mais de 80 anos com tanto brilho que parecem jovens. Acreditamos que sejam a energia e a lucidez a fonte da beleza eterna. Nunca eu e Ani queríamos nos passar por garotas, mas sempre cuidamos da aparência. A idade para nós sempre foi apenas um número.

Neste século, com os avanços da medicina, a mulher pode ter o rosto que quiser, desde que sua vaidade seja bem direcionada. O excesso, no entanto, pode se tornar grotesco. Vamos procurar, sem excesso, manter uma aparência jovem.

É maravilhoso que vejamos no espelho que estamos envelhecendo com energia e lucidez. Só um rostinho bonito, sem energia e sem relacionamentos significativos, sem buscar novas experiências e ter um propósito de vida, de nada resolve, pode até prejudicar a saúde mental. Temos que ter entusiasmo por algo na vida. O nosso corpo é como um livro ilustrado das nossas escolhas.

É inspirador ver como as mulheres estão abraçando novas oportunidades para ter vidas mais plenas e satisfatórias. Em reuniões empresariais, elas estão presentes com ampla gama de interesses que vai além das tradicionais atividades domésticas, em salas superlotadas como empreendedoras. Mulheres de todas as idades conduzindo seus trabalhos com consultoria para seus negócios em pequenas e grandes empresas, buscando novas experiências, conquistas e esperança de sucesso em suas vidas.

Análises e estudos descobriram que, em qualquer idade, as mulheres namoram, viajam, gostam de ler e sair. Hoje, estão vivendo melhor, são grandes consumidoras e provedoras de seus lares.

A chave da juventude não está apenas na idade cronológica, mas na energia e na atitude em relação à vida. Portanto, priorizar o cuidado com o corpo e ter entusiasmo mostram que a vitalidade e a determinação das mulheres maduras são inspiradoras e as mantém jovens. O momento é agora para enxergar a beleza em qualquer idade de nossa vida.

A realidade é que todas vamos mudar com o tempo. Que continuemos enfrentando e transformando cada fase da nossa existência em algo melhor.

E que venha a velhice!... Há muitas personagens brilhantes e notáveis à nossa frente! Vamos nos espelhar nelas?

Dois beijos...

 Iná e Ani

Ocupa a cadeira nº 4 da Academia de Letras do Triângulo Mineiro

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por