CONTROLE RÍGIDO

Ponto com reconhecimento facial está na mira de novo secretário

Reunião prevista para ainda esta semana deverá discutir detalhes para a implantação do sistema, cuja licitação foi fechada em abril deste ano

Gisele Barcelos
Publicado em 27/12/2023 às 19:39
Compartilhar
Sistema de ponto deverá ser instalado para controle da jornada de trabalho de servidores da Prefeitura, incluindo médicos nas unidades de saúde (Foto/ Ilustrativa)

Sistema de ponto deverá ser instalado para controle da jornada de trabalho de servidores da Prefeitura, incluindo médicos nas unidades de saúde (Foto/ Ilustrativa)

Prefeitura ainda não tem previsão de data para o novo sistema de ponto eletrônico com reconhecimento facial estar funcionando em unidades de saúde. A informação é do secretário municipal de Administração, Carlos Dalberto de Oliveira Júnior – Belzinho (União), argumentando que os detalhes sobre a implantação da ferramenta devem ser acertados em reunião até o fim desta semana.

O processo licitatório para implantação do novo sistema de registro de ponto foi finalizado no mês passado, quase oito meses depois do lançamento do edital. A empresa será responsável pela locação de equipamentos para registro de ponto eletrônico, instalação, manutenção, suporte e fornecimento de software para gestão da frequência dos servidores que atuam no Centro Administrativo e, também, nas repartições das secretarias de Defesa Social, de Desenvolvimento Social, de Meio Ambiente, de Serviços Urbanos e Obras e de Saúde. 

O titular da Administração salientou que várias licitações estavam em andamento desde que foi nomeado há cerca de 20 dias. Por isso, não houve tempo hábil para alinhar as informações de todas as contratações e ainda não foi possível definir por onde começará a implantação do ponto eletrônico. Também não há ainda perspectiva para que nova ferramenta esteja em operação para o controle de frequência nas unidades de saúde.

Entretanto, Belzinho afirmou que uma reunião está marcada esta semana para estabelecer todos os passos necessários e o cronograma para a implantação do sistema de ponto eletrônico em 2024.

Quatro empresas estavam na disputa do contrato, orçado em R$4.164.312,96, mas a vencedora do certame foi Henry Equipamentos Eletrônicos e Sistemas, de Pinhais (PR), que ofereceu proposta no valor de R$4.090.000.

A contratação da ferramenta teve início em abril deste ano, após reclamações por descumprimento de carga horária por médicos nas unidades básicas. Até então, o controle de frequência dos médicos nas unidades de saúde era feito por meio da assinatura da folha de ponto em papel, o que já gerou diversas denúncias por descumprimento da jornada de trabalho. Em outubro do ano passado, um boletim de ocorrência até foi feito pelo vereador Diego Fabiano de Oliveira (PP) para relatar o caso de uma médica que não teria cumprido integralmente a carga horária prevista.

Segundo as informações da Prefeitura, os novos equipamentos com reconhecimento facial serão instalados nas unidades de saúde e o registro de ponto eletrônico será também exigido dos profissionais de Saúde.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por