XADREZ

Franco pede exoneração de função na Secretaria-Geral de Estado e assume posto na Codemge

Gisele Barcelos
Publicado em 12/09/2023 às 22:29
Compartilhar
Franco ingressa na Codemge no momento em que o governo mineiro tenta avançar com a privatização das estatais em Minas Gerais (Foto/Arquivo JM)

Franco ingressa na Codemge no momento em que o governo mineiro tenta avançar com a privatização das estatais em Minas Gerais (Foto/Arquivo JM)

Praticamente um mês depois de ser nomeado para cargo na Secretaria-Geral do Estado, o ex-deputado Franco Cartafina (PP) pediu exoneração da função para assumir posto na Codemge (Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais).

Franco explicou que já tinha começado a desempenhar as funções na Secretaria-Geral do Estado em Belo Horizonte e, após conversas com o próprio diretor-presidente da Codemge, Thiago Toscano, e também com o vice-governador, Mateus Simões (Novo), foi convidado para atuar como assessor especial da presidência da estatal.

O ex-deputado explicou que aceitou a proposta e assim formalizou ontem o pedido de desligamento da Secretaria-Geral do Estado para assumir a nova posição na Codemge. “É um espaço importante e Uberaba e região ganham representatividade dentro da área de desenvolvimento. A companhia tem uma estrutura com boas frentes de trabalho e estarei à disposição para ajudar a chegar nos municípios”, salientou.

Franco reforçou que ainda terá uma reunião na próxima semana com o presidente da estatal para alinhar quais serão as atribuições do novo posto, mas a expectativa é atuar junto à direção da companhia como interlocutor para viabilizar a aproximação da estatal com os municípios. 

Questionado, o ex-deputado posicionou que há risco de entraves na nomeação, como ocorreu anteriormente. Em julho, Franco chegou a ser indicado para compor a direção da MGI Participações, estatal mineira responsável por administrar os imóveis de propriedade do Estado. No entanto, informalmente, a Advocacia-Geral do Estado (AGE) orientou que a nomeação do ex-parlamentar poderia ser inviabilizada pela Lei das Estatais e o governo mineiro recuou. 

Como o posto na Codemge se trata de uma assessoria, Franco manifestou que não há qualquer impedimento legal. Segundo ele, a legislação apenas proíbe tomar posse em cargos diretivos de estatais e nos conselhos de administração das empresas públicas. “Não há obstáculo nenhuma”, disse.

Franco ingressa na Codemge no momento em que o governo mineiro tenta avançar com a privatização das estatais em Minas Gerais. Um projeto já foi enviado à Assembleia Legislativa para tentar flexibilizar as regras para a venda das estatais, mas ainda não foi votado.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por