EXPECTATIVA

Educação espera licitar as obras de duas escolas do PAC ainda este ano

Gisele Barcelos
Publicado em 31/03/2024 às 09:39
Compartilhar

Com projetos de duas novas escolas contemplados no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o secretário municipal de Educação, Celso Neto, posicionou que o objetivo é realizar a licitação das obras ainda este ano, mas o cronograma depende da liberação dos recursos pelo governo federal.

A lista de projetos contemplados no PAC foi divulgada no início deste mês. Após o anúncio, o titular da pasta informou que começaram os trâmites burocráticos junto ao governo federal e a próxima etapa seria a assinatura do convênio para o repasse dos recursos. “Como foi muito grande o volume de obras para o Brasil afora, nós precisamos que o governo federal encaminhe a documentação. Esperamos a liberação disso para realizar a licitação e iniciar a obra”, declarou.

Celso espera que o processo licitatório seja concluído para que a implantação das unidades esteja em andamento até 2025.  “Nosso objetivo é licitar ainda este ano e o mais rápido possível para que a gente possa começar as construções [...] 2025 é um prazo bom para estar com duas obras em pleno andamento para serem concluídas”, declarou.

Ao todo, R$22,2 milhões serão destinados para a construção de duas escolas municipais de tempo integral. Uma unidade será implantada no bairro Isabel do Nascimento, com capacidade para 455 alunos, e outra no Parque dos Girassóis IV, com capacidade para 175 estudantes.

Em entrevista à Rádio JM, o titular da pasta explicou que foram priorizados os dois bairros onde existe maior demanda de transporte escolar, pois os alunos atualmente precisam ser levados diariamente para escolas em outras localidades que tenham vagas. “Saem mais de 20 ônibus todos os dias da região do Rio de Janeiro para que as crianças possam estudar. Com essas duas novas unidades, a gente conseguirá sanar essa questão para que elas tenham o direito garantido de estudar próximo às casas delas”, manifestou, ressaltando que várias reuniões foram feitas em Brasília para insistirem na necessidade dos investimentos para ampliar a capacidade da rede municipal de ensino para a população tanto do Isabel Nascimento quanto do Parque dos Girassóis 4.

Além da Educação, Uberaba também emplacou projetos para a construção de duas unidades básicas de saúde. Aproximadamente R$5 milhões devem ser destinados via PAC para as obras de novas UBSs nos bairros Jardim Alvorada e no Parque das Laranjeiras.

Localizados na periferia da cidade, tanto o Jardim Alvorada quanto o Parque das Laranjeiras ainda não contam com postos de saúde para atendimento da população do bairro. Com isso, os moradores precisam se deslocar para outras localidades para terem acesso à rede de saúde. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por