JM Online

Jornal da Manhã 46 anos

Uberaba, 18 de julho de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Colunas

Lídia Prata
Alexandre Pereira CÁ ENTRE NÓS 15/06/2019

Grampo
Jornalistas, autoridades e políticos de Uberaba estão sofrendo tentativas de grampeamento dos celulares. A técnica usada pelos hackers é a mesma que sofreu o ministro Sergio Moro e membros da operação Lava-Jato, recebendo ligações do próprio número do aparelho.

Insistência
A direção do Sindicato dos Servidores Municipais insiste em se reunir com o prefeito Paulo Piau (MDB) para tratar do reajuste salarial de 8,8% para aqueles que ganham o salário mínimo. Segundo o presidente Luís Carlos dos Santos, esses trabalhadores não poderiam ter sido, discriminadamente, excluídos, tendo direito, no mínimo, à diferença de 4,19% para complementação do percentual concedido. Ele observa que, ao contrário do que declarou a Prefeitura, de que os servidores com o menor vencimento tiveram no período de 2016 a 2019 uma recomposição 10% a mais que os demais servidores, não justifica a exclusão da revisão anual.

Ponto de vista
Sobre o novo organograma em elaboração, com criação de mais cargos comissionados, o ex-presidente do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais Ney Correa Filho declara que, numa administração pública moderna, ágil e eficiente, tem que se valorizar os servidores de carreira, com melhores remunerações e benefícios, mas enxugar a estrutura organizacional de cargos comissionados, restando apenas e somente os cargos gerenciais e de assessoramento. Segundo ele, hoje, na estrutura do Ipserv, existem 13 cargos em comissão, sendo destes seis cargos de chefe de seção, que na sua maioria são executores de trabalhos e não gerenciais, o que não está correto.

Mais
Com concurso ainda em voga, de acordo com o ex-presidente do Ipserv, o ideal seria ocupar os espaços funcionais necessários com servidores de carreira, comandados gerencialmente por membros designados em comissão. Desta forma, em uma estrutura enxuta e eficiente, deveria haver somente a figura do presidente, assessorado por dois membros (Controle Interno e Jurídico) e duas diretorias (Administrativo/Financeiro e Previdência). Assim, seriam diminuídos os cargos comissionados para cinco. Esta seria uma boa proposta, tanto administrativa como financeiramente.

Defesa da Emater
O deputado federal Zé Silva teve audiência no início da semana com o governador Romeu Zema (Novo) e membros do Solidariedade na Assembleia Legislativa. Como presidente do partido no Estado e representante da agricultura familiar, reforma agrária e do serviço de extensão rural no Congresso Nacional, ele defendeu a valorização da Emater para amenizar a crise que o Estado atravessa, sendo urgente a contratação de 500 extensionistas. Também se posicionou contra a fusão da Emater com a Epamig, com Zema assegurando que esse assunto não está na pauta governamental.

Enfim
A Prefeitura contratou a construtora Santo Pio para execução do complemento da via de ligação do Residencial Park à avenida Nossa Senhora do Desterro. A prestação de serviço terá prazo de cinco meses. O valor global do contrato é de R$1.713.419,03.

Mobilização
Alunos e professores desenvolvem desde ontem o Projeto “IFTM Itinerante”, que segue até amanhã na cidade de Sacramento. São oficinas de inclusão, de tecnologia, cultura, para a construção e o fortalecimento do trabalho em rede no município vizinho.

Fim do prazo
Terminou ontem o prazo para que mais de 200 municípios aderissem à proposta de renegociação de repasses atrasados pelo Estado. A Prefeitura aceitou as condições impostas pelo governo mineiro, como o início do pagamento dos débitos em janeiro do ano que vem em 33 parcelas mensais.

Manifestação
Motoristas ficaram irritados ontem de manhã com manifestação de sem-terra na BR-050, na saída de Uberlândia para Uberaba. A rodovia ficou totalmente interditada durante uma hora e meia pelo grupo, que protestava contra a reforma da Previdência e o contingenciamento nas verbas da Educação.

Reprodução



Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público de Uberlândia compara política salarial entre os prefeitos Paulo Piau e Odelmo Leão

Ti-ti-ti
- Demorou, mas o fim do destacamento da Polícia Militar no bairro rural de Ponte Alta foi motivo de pauta na Câmara Municipal, diante do aumento da violência e prática de crimes.
- Diante da ação da Polícia Militar, estudantes desistiram do bloqueio na saída dos ônibus coletivos, ontem de madrugada.
- Aninha Mendes e Patrícia voltam a se apresentar hoje no programa “Raul Gil”, no SBT.
- Sem que tenha sido definido o novo reitor da UFTM, foi aberta a eleição do diretor-geral do campus de Iturama. A campanha eleitoral será de 2 de julho a 4 de agosto. De 6 a 20 julho poderão acontecer os debates. A votação está marcada para 7 de agosto, seguida da apuração dos votos.

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia