JM Online

Jornal da Manhã 46 anos

Uberaba, 15 de fevereiro de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Colunas

Lídia Prata
Alexandre Pereira CÁ ENTRE NÓS 12/02/2019

Foto/Divulgação

:
Aproximadamente 15 pessoas participaram da manifestação na Câmara Municipal contra o polêmico estacionamento rotativo

Esvaziado
Poucas pessoas participaram da manifestação contra a implantação do sistema rotativo, ontem de manhã, na primeira sessão do ano da Câmara Municipal. O vereador Fernando Mendes (PTB) estava junto aos comerciantes insatisfeitos. Uma série de reclamações foi apresentada por eles, responsabilizando o governo municipal, quando na verdade são de responsabilidade da empresa concessionária do serviço.

Cortes
Pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) que estavam na fila para fazer cirurgias pediátricas estão sendo comunicados de que os procedimentos não serão mais agendados no Mário Palmério Hospital Universitário. Quem já tinha as operações marcadas não será afetado. O corte se deve à redução dos repasses pelo município.

Questionamentos
Nada menos que oito questionamentos foram feitos pelas empresas interessadas em participar da concorrência da Codau para a construção da barragem da Prainha, no rio Uberaba. Chamam atenção os itens sobre o licenciamento ambiental, autorização sobre remoção de árvores/vegetações e desapropriação de áreas. A autarquia respondeu que os referidos processos estão em andamento. Ainda destaca que o prazo é indeterminado para a liberação do licenciamento ambiental pelos órgãos responsáveis.

Mais
A Codau respondeu ainda que não existe limite de empresas para formação de consórcios para a construção da represa. Haverá necessidade de desapropriação de áreas. Foram realizadas através de decretos, estando na fase de registro em cartório. As respostas foram assinadas pelo presidente da Comissão de Licitações, engenheiro Luiz Molinar.

De acordo
O Sindicato dos Educadores Municipais (Sindemu) confirmou, após análise jurídica, o anteprojeto da Prefeitura que altera o plano de carreira das educadoras infantis. Ao mudar a nomenclatura para “professora da Educação Infantil”, o cargo terá jornada de trabalho reduzida de 39 para 37,5 horas semanais. Agora, a PMU deve encaminhar o anteprojeto para a aprovação da Câmara Municipal.

Adesão
A sociedade civil uberabense está solicitando da Prefeitura e Câmara Municipal a implantação do Parque Mata do Bacuri, na avenida Abel Reis, no bairro Quinta da Boa Esperança, previsto no Plano Diretor de Uberaba e que, agora, se encontra ameaçado. A cidade está prestes a perder 7,5 hectares de área verde na área urbana, que pode ser trocada por um loteamento com preservação de apenas 15% da área. Ontem à tarde, o projeto do parque foi apresentado ao prefeito Paulo Piau (MDB).

Prestando contas
O vereador Alan Carlos (PEN) está distribuindo boletim enumerando o trabalho que fez nos dois anos de mandato. Ele destaca que teve 100% de presença nas 88 sessões plenárias e votou contra o aumento do IPTU 2019. Também prestou contas das emendas parlamentares destinadas à Associação dos Voluntários do Mário Palmério Hospital Universitário, Creche Rouxinol, Liga Uberabense de Judô, ao Hospital da Criança e ao Lar da Esperança.

Demais
Dias atrás, carreta tombou despejando ureia na alça do viaduto da BR-262 com destino ao anel viário. Enquanto as pessoas faziam o controle do tráfego de veículos no local, patrulheiros rodoviários federais faziam blitz na rodovia, poucos metros abaixo. O empurra-empurra sobre a competência de quem deveria fazer o policiamento no local acabou prejudicando os motoristas, expostos a risco de acidentes.

Na folia
Pelo menos o bloco Maria Boneca vai sair pelas ruas da cidade no carnaval. Os organizadores fazem reunião na sexta-feira, às 13 horas, na Fundação Gregório Baremblitt.

Oportunidade
A Codemge faz sessão pública, às 10 horas de hoje, para a contratação de empresa ou consórcio que fará a seleção de expositores, planejamento, execução e acompanhamentos das atividades da Vila do Artesanato, em Araxá. A área de sei mil metros quadrados terá boxes para expositores, lojas, empório, praça de food trucks, anfiteatro, espaços de convivência, jardins e um centro de informações aos turistas.

Ti-ti-ti
- Pelo que se sabe, não se pode licitar obra com seus projetos básicos/executivos sem os licenciamentos ambientais.
- A Prefeitura de Pirajuba homologou o concurso público de 2018. Os candidatos devem consultar os resultados no site www.consulpam.com.br.
- Idosa sofrendo cólica abdominal recorreu ao Samu para socorrê-la e, passados mais de 40 minutos, teve quer ser transportada por filha até pronto-socorro de hospital, na madrugada de sábado (9).
- Nem bem os fiscais do Departamento de Posturas apreenderam mercadorias no novo Calçadão e os ambulantes voltaram ao local com mais produtos, no fim de semana.

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia