JM Online

Jornal da Manhã 46 anos

Uberaba, 12 de novembro de 2018 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Colunas

Lídia Prata
Alexandre Pereira CÁ ENTRE NÓS 09/11/2018

Negativa
A Prefeitura de Uberaba nega que esteja incluída no Cadastro de Inadimplentes (Cadin) do governo federal, por falta de prestação de contas. Segundo a nota, o que pode ter havido é a demora na conferência de informações e no processamento da baixa.

Rotina
Basta chover para que os semáforos apresentem problemas em Uberaba. Como nos dias anteriores em vários locais, ontem os conjuntos semafóricos do cruzamento das avenidas Leopoldino de Oliveira e Guilherme Ferreira estava apagado, em pleno horário de pico matinal, provocando confusão no trânsito. Também na avenida Lucas Borges, o equipamento encontrava-se danificado.

É demais
Nada menos que três novas solenidades de homenagens foram criadas pelos vereadores de Uberaba, como se a cidade não tivesse assuntos mais importantes a ser discutidos em busca de alternativas para enfrentá-los. Trata-se da Medalha Dr. José Mendonça, Comenda Mérito do Agronegócio e Medalha Segurança Pública do Ano Sargento Regivaldo Alves Ferreira, aprovadas pela Câmara Municipal. As propostas são de autoria da Mesa Diretora do Legislativo.

#VetaTemer
O deputado federal eleito Franco Cartafina (PHS) postou nas redes sociais que chega a ser irracional a aprovação do aumento de 16% do salário dos juízes do STF, neste momento. Segundo ele, é inoportuna e inconsequente ainda a forma com que se conduz essa matéria no Senado, tentando de maneira sorrateira elevar em mais de R$4 bilhões as despesas públicas, como o efeito cascata. Poderão ser graves as consequências econômicas para nosso país, nesse momento de crise que enfrentamos.

Esclarecimento
Conforme a secretária de Projetos Especiais, Angela Dib, o contrato de financiamento do Programa Nacional de Apoio à Gestão Administrativa e Fiscal dos Municípios Brasileiros (PNAFM) deverá ser assinado ainda este mês, já tendo sido inserida toda a documentação exigida na Secretaria do Tesouro Nacional. A partir da assinatura com a Caixa Federal, ocorre a liberação do recurso. Na previsão orçamentária, as ações constam para o ano que vem, mas, assinado o contrato, o recurso é liberado. Os recursos estão garantidos e não há erro qualquer nos projetos. Não há deficiência e inexistem riscos quaisquer de volta à estaca zero por conta do início de novo governo federal. A assinatura do contrato garante a execução.

Efeitos colaterais
O assédio moral das chefias sobre os operários fez com que o sindicato Stiquifar contratasse psicólogo para o atendimento dessas vítimas. Desde que o complexo industrial da Vale Fertilizante foi vendido para a multinacional norte-americana Mosaic, a categoria se sente pressionada, principalmente por demissões. Ao mesmo tempo, os sindicalistas vão produzir palestras, dentre elas de endomarketing, para melhorar o diálogo com as empresas da base.

Uberaba está em todas
Sete startups participaram do Demoday em Uberaba, durante dez semanas de atividades, mentoria e aceleração para o desenvolvimento de seus projetos. Para quatro delas, a seleção para FINIT Festival 2018 tornou-se realidade. Receberam o passaporte a Easy Pub – Seu garçom virtual; Quantum – Inseminação artificial de bovinos de precisão; Project Farm – Agricultura Inteligente 4.0, e Nopek Fertilizantes – Inovação e tecnologia em fertilizantes. Os selecionados desembarcam hoje em Belo Horizonte, para apresentação de pitch na Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia. É uma oportunidade única para mostrar as novas soluções tecnológicas de Minas, o 2º Estado brasileiro em número de startups.

Efeito contrário
Quando todos imaginavam que os moradores da avenida Isabel Bazaga, no bairro Manoel Mendes, iam comemorar a retirada do entulho e limpeza da mata que corta a via, a surpresa. Eles reclamam que o serviço foi mal feito, com os dejetos sendo empurrados para dentro da área verde, quando deveriam ter sido retirados. Também cobra a instalação de placas de sinalização alertando que é proibido jogar lixo no local, além da construção de calçadas e alambrado para proteger o que deveria ser uma mata nativa.

Foto/Leitor

O lixo e entulho que estavam às margens do asfalto foram literalmente empurrados para dentro da área verde

Ti-ti-ti

- A ex-secretária Zilma Bugiato Faria e o engenheiro Vicente Marino Júnior vão virar nome de ruas da cidade.

- Hospital Regional continua abrindo processo seletivo com prazo de inscrição de apenas um dia. Desta vez foi para técnico em farmácia.

- Arquiteta Maria Paula Meneghello aposentou-se do cargo na Prefeitura.

- Centenas de contribuintes inadimplentes têm 20 dias de prazo para regularizar seus débitos com o município. Caso contrário, terão os nomes inscritos no Cartório de Protesto de Títulos e Documentos.

- Operador explica que varredeira da Prefeitura atolou na Univerdecidade, o que o obrigou a virar a caçamba, para calçar e retirar a máquina do local. Ele nega que estava despejando entulhos no local e que na verdade eram terra, areia e pedriscos recolhidos na via. 

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia