JM Online

Jornal da Manhã 46 anos

Uberaba, 17 de junho de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Colunas

Lídia Prata
Wellington Cardoso Ramos FALANDO SÉRIO 09/06/2019

Transição
Concessionária da BR-050, a MGO passa por período de transição para a EcoRodovias, que comprou o seu controle acionário por R$600 milhões.

Relações
Agora é esperar que a EcoR tenha melhores relações com os uberabenses.

Sob ameaça
Nos últimos meses, a concessionária tem sinalizado com o fechamento de acessos à 050 na entrada da cidade e a retirada de comércio estabelecido em área de domínio.

Trincheira
Também o Dnit precisa acordar a autorizar a conclusão das obras da passagem sob a rodovia nas imediações do antigo Cascata.

Domínio
Aquele trecho da 050 permanece sob o domínio do Dnit, e com desvios laterais provocados pelo “canteiro” de obras, o que dificulta a sua manutenção.

Nem aí
Em relação à BR-262, a Concebra Triunfo mantém o seu “silêncio ensurdecedor” sobre a duplicação do trecho entre Uberaba e Nova Serrana.

Sem grana
Há mais de cinco anos a concessionária pisou no freio por completo por não ver concretizar o esperado financiamento do BNDES. Mas a cobrança de pedágio permaneceu.

Só conversa
De lá para cá, admitiu o desejo de devolver a concessão à ANTT, mas ficou só na conversa.

Pedágios
Com o Estado “no buraco”, em dez anos não se conseguirá ir a praticamente nenhuma outra cidade do Triângulo, a partir de Uberaba, sem o pagamento de pedágio.

Privatização
O pacotão de privatização de rodovias estaduais na região, esboçado ainda no governo de Pimentel, sairá do papel pelas mãos de Zema, que já o anunciou parcialmente.

Sem detalhes
O governo ainda não anunciou os detalhes do projeto, como trechos a serem duplicados ou mantidos com pistas simples.

Adequações
Em uma de suas falas sobre o assunto, o governador afirmou que as pistas terão largura adequada e acostamento (o que não existe na 190).

Na lista
A concessão da MG-190, a primeira delas no Triângulo Sul, está prevista para o fim do ano.

Recesso
Também na UFTM será esticado o feriado do dia 20 com recesso nos dois dias seguintes.

Padroeira
Já em agosto haverá recesso de dois dias após o feriado de Nossa Senhora da Abadia, a padroeira de Uberaba.

Controle
Em julho, o Hospital de Clínicas adotará novo sistema de acesso às suas instalações por pacientes, acompanhantes, funcionários e alunos da UFTM.

Decepcionou
Considerado frustrante o público que acompanhou “in loco” a reunião pública sobre os preços dos combustíveis, sexta-feira.

Irritou
Exibição pela Codiub de aplicativo de indicação de preços nas bombas, em tempo real, irritou pelo menos um dos proprietários de postos presente.

Combina
O uso do aplicativo, ainda em gestação, mostraria a coincidência das repentinas subidas e descidas de preços.

Orientação
E serviria também para orientar o motorista sobre os valores praticados em todos os postos no momento em que precisasse abastecer o veículo.

De olho...
Depois de uma semana marcada por “preços baixos”, o ativista Ricardo Teles fez ontem um apelo para que os motoristas continuem “mobilizados”.

...nos preços
Pediu que fotografem as placas de preços dos postos nos próximos dias para constatação se a queda foi uma forma de acalmar os ânimos antes da reunião da sexta-feira.

Traição
Policiais federais estão se considerando “traídos” por Bolsonaro, que dá tratamento diferenciado apenas às Forças Armadas na reforma da Previdência.

A pior
Prometendo “uma série de ações” para os próximos dias, a categoria rotula a proposta do presidente como “a pior aposentadoria policial do mundo”.

Diretório
Filiados do Novo em Uberaba já trabalham com a possibilidade de o partido permitir a criação de diretório local, o que possibilitaria candidaturas em 2020.

No páreo
Também estão se preparando para ter candidaturas próprias o DEM e o PSDB.

Nova ligação
“Costurada” pelo deputado Heli Grilo, e bancada pela Usina Delta, vai mesmo sair a ligação Capelinha a Conceição das Alagoas.

Contrato
Segundo o deputado, a empreiteira que executará a obra, em doze quilômetros, já está contratada.

Modernidade
Grilo submete à Assembleia Legislativa o seu projeto pré-batizado “flagrante digital”, que reduzirá a condução de presos de uma cidade para outra.

Online
A ideia é criar o flagrante à distância, quando da prisão de autor de delito em cidade que não conta com delegado.

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia