JM Online

Jornal da Manhã 46 anos

Uberaba, 19 de junho de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Colunas

Lídia Prata
Wellington Cardoso Ramos FALANDO SÉRIO 04/06/2019

Afastamento
Sem citar o nome do ocupante do cargo, a Comissão de Segurança Pública da AL pediu ao Governo o afastamento do diretor-geral do Centro Socioeducativo de Uberaba.

Autores
Requerimento que dá origem ao pedido é assinado pelos deputados Sargento Rodrigues e Heli Grilo.

Interventor
Os deputados pedem que seja nomeado um interventor para o antigo Caresami “até que se apure os fatos, assegurando os direitos de contraditório e ampla defesa”.

Sem detalhes
Os motivos para a postulação formalizada não estão detalhados nesse ofício.

Insatisfeitos
Segundo informações à coluna, o diretor-geral causa insatisfação a um grupo de agentes socioeducativos por não ser de carreira, mas é defendido por outros.

Crises
Esta não é a primeira crise no Centro Socioeducativo, que chegou a ser interditado pela Justiça por suas carências.

Infundadas
Ao longo do tempo, algumas outras apurações foram motivadas por denúncias infundadas feitas por familiares ou adolescentes em processo de reeducação.

Convocação
De quatro mil aprovados em processo seletivo para dez mil vagas em aberto, o Estado está convocando trezentos e vinte e dois novos agentes penitenciários.

Triângulo Sul
Para a 5ª Região Integrada de Segurança Pública, liderada por Uberaba, foram convocados vinte e sete homens e seis mulheres.

Carências
As vagas em aberto na Penitenciária “Aluízio Ignácio de Oliveira” têm provocado queixas de advogados e aumento na periodicidade de visitas (de semanal para quinzenal).

Entrevistas
Os criminalistas se queixam do tempo de espera para falar com os clientes pela falta de agentes para tirar cada um da cela.

Devagar
Mesmo com pré-agendamento, o procedimento é naturalmente lento pela carência.

Ranking
Site politicos.org.br faz análise do desempenho de senadores e deputados e aponta Franco Cartafina como o 6º federal de Minas e o 37º no País.

Sem imposição
MP de Bolsonaro acabando com a imposição de horário para o funcionamento do comércio é bem recebido pelo presidente do Sindicomércio em Uberaba.

Facilitando
Além da liberdade dada ao empresariado, diz Marcelo Árabe que a medida facilitará acordos com os trabalhadores sobre dias de funcionamento das empresas.

Restrição
Segundo ele, as restrições antes impostas dificultavam o entendimento.

Sem alvará
Bolsonaro também estabeleceu que não há necessidade de alvará de funcionamento para pequenos negócios, incluídos restaurantes, salão de beleza, tabacaria e lojas.

Revisão
A futura aprovação da MP pelo Congresso levará à obrigatória mudança em leis estaduais e municipais que ferem as novas normas.

Baixo risco
Caberá à Prefeitura estabelecer quais são os estabelecimentos de baixo risco a que se refere a MP para a dispensa de alvará de funcionamento e sanitário.

Barulho
A dispensa do alvará não significa “sinal verde” para casas de evento e bares quanto à poluição sonora. Os regramentos para essa irregularidade não foram revogados.

No ninho
Nova Executiva do PSDB em Uberaba se reunirá pela primeira vez esta semana.

Injustiça
Em Araxá, Zema declarou ontem que acha injusto o valor do IPVA e que ele deveria ser menor para quem usa pouco as rodovias, muitas delas sem manutenção adequada.

Aceno
Seria um aceno de futura redução de alíquotas ou um simples reconhecimento?

Concorrência
Antes mesmo de terminar o cabeamento em Uberaba, a Vivo já está oferecendo Internet por fibra ótica pelo serviço de telemarketing.

Novo comando
Destacamento da PM em Veríssimo pode ganhar um novo comandante com a transferência de sargento hoje lotado em Conceição das Alagoas.

Troca
A troca de comando havia sido solicitada pelo prefeito Luizinho do Doca antes mesmo de tomar posse, e a decisão agora teria partido do próprio Comando-Geral.

Publicação
Mas até ontem não havia sido oficialmente publicada.

Convênio
Ao tomar posse, Luizinho rompeu o convênio de repasse de recursos e pagamento de despesas da PM em Veríssimo, em razão do desentendimento com o comando local.

Na bronca
Em email à coluna, o cidadão José Roberto Salviano deixou registrada a sua insatisfação com a troca, criticando o que seria inexistência de motivo que não seja político.

Harmonia
Também à coluna, Luizinho do Doca ressaltou a necessidade de relacionamento harmonioso entre a Prefeitura e a PM, “que nos presta um bom serviço”. 

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia