JM Online

Jornal da Manhã 46 anos

Uberaba, 26 de junho de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Colunas

Lídia Prata
Renato Abrão RENATO ABRÃO 19/05/2019

Previna-se sempre contra o câncer de mama! 

Bom dia, sou especialista em Mastologia, Ginecologia e Oncologia Pélvicapela USP – Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Em parceria com a equipe do Jornal da Manhã, iniciaremos essa coluna, que será quinzenal, e abordará temas diversos relacionados ao câncer da mulher na tentativa de esclarecer sobre mitos e verdades que rodeiam essas patologias. 

Sabe-se que uma a cada seis mulheres irão desenvolver câncer ginecológico ao longo da vida. Diante destes números, é natural que as mulheres tenham muitas preocupações em relação à doença, porém este receio faz com que o câncer seja um tema sempre atrelado a mitos. Atualmente, ferramentas de busca online e compartilhamento de mensagens por aplicativos são verdadeiros proliferadores das chamadas fake news da saúde e, a única forma de combater notícias sem embasamento científico, é munindo as pessoas com informação.

Iremos discorrer assuntos como desodorante aerosol e risco de câncer de mama; próteses de silicone e o diagnostico de câncer de mama, reposição hormonal e câncer de mama, fazer mamografia em excesso pode aumentar o risco de câncer, uso de preservativos como proteção contra o HPV; entre outros.

Há 13 anos, retornei para Uberaba trazendo comigo uma nova forma de abordar o câncer na mulher que se opõe aos tratamentos mutiladores e dá vida a uma perspectiva reparadora e estética. Mas, ainda temos muito que aprimorar e o esclarecimento destes mitos, que são repetidos diariamente, e se tornaram verdades incontentáveis, é mais um passo na integralidade da assistência a estas pacientes!

Espero vocês!

Um bom domingo a todos e até a próxima!

 

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia