JM Online

Jornal da Manhã 46 anos

Uberaba, 18 de julho de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Articulistas

Outros Articulistas

Fernando Hueb de Menezes

Por trás do mar

Um cenário maravilhoso, uma energia exuberante. Sentado à beira do mar, os pensamentos fluem. Observo aquele oceano sem fim. Correntes de ondas que chicoteiam e castigam as águas, mas que trazem as boas novas.

Mesmo com a intensidade do sol lumiando o horizonte, nos limitamos a enxergar o que é visível. Cada nova correnteza traz traços peculiares, explodindo como nuvens borbulhantes, brindando a esperança, levando embora os males e dissabores.

Cada pegada na areia úmida que margeia, carrega consigo histórias, alegrias e angústias. A sonância emanada pela inquietação das águas reverbera como canção que acalma o espírito e descansa a alma. Estar a sua frente é como não ter asas e poder voar.

O mar é mistério. O entardecer, emoldurando a película cristalina de sua face, proporciona uma mistura de matizes que encanta, deixando a ansiedade de um novo amanhecer, que nos permitirá contemplar novamente sua formosura.

Tão belo o texto de Maria Bethânia: “Mar sonoro, mar sem fundo, mar sem fim, a tua beleza aumenta quando estamos sós e tão fundo intimamente a tua voz segue o mais secreto bailar do meu sonho. Que momentos há em que eu suponho seres um milagre criado só para mim”.

O mimetismo entre o céu e o mar não nos permite avistar além. Por trás do mar existe vida, sonhos, equilíbrio e inspiração. Não existe nada maior e mais profundo. Nesse momento me entrego a sua grandeza, rogando bons fluidos, revigorando as forças, mergulhando na intensa fonte de energia desprendida pela dança da imensidão das águas.

Fernando Hueb de Menezes
Professor e Pesquisador da Universidade de Uberaba
Chefe de Gabinete da Prefeitura de Uberaba
E-mail: fernando_hueb@hotmail.com

 

 

 

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia