JM Online

Jornal da Manhã 46 anos

Uberaba, 23 de abril de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

SOBRE RODAS

Coluna Baleia: Emoção em dose tripla

No fim de semana passado vimos a primeira etapa do Mundial de Motos em Losail, no Catar

16/03/2019 - 07:37:03. Última atualização: 16/03/2019 - 07:37:32.

No fim de semana passado vimos a primeira etapa do Mundial de Motos em Losail, no Catar. E para sorte dos aficionados, as três categorias nos presentearam com ótimas corridas, todas decididas na linha de chegada e com diferenças menores que um simples piscar de olhos.
Ressurreição. O controverso Romano Fenati foi a atração na Moto 3. Depois ter a licença cassada no ano passado, ele volta na categoria de acesso. Porém, não teve a sorte como companheira. Nos treinos, passou direto para o Q2. No treino final, sua equipe o liberou para a última volta rápida quando não havia mais tempo para realizá-la.

Terminou o Q2 em décimo segundo. Para quem achava que o azar era pouco, ele ainda largou mal e caiu para o décimo sétimo posto. Estava combativo, como poucos. A dez voltas do final, já fazia parte do pelotão que disputava a ponta, e logo assumiu a liderança da corrida.
Quando todos pensavam que a situação estava normalizada, Fenati recebe uma advertência pelo computador de bordo por ter excedido os limites da pista e que poderia vir a ser penalizado se fizesse novamente.

Inexplicavelmente, Fenati vai para a área de punição predeterminada, num local da pista, e aí não teve tempo para reagir terminando em nono. No entanto, foi o primeiro piloto da história a cumprir essa penalização, que é entrar numa variante numa curva do circuito.

Moto 3. Depois desse relato da má sorte do italiano, voltamos à corrida da Moto 3 que foi das melhores, cheia de alternativas no primeiro posto. O japonês Kaito Toba cruzou a linha de chegada ao primeiro posto. Depois de um duelo ferrenho com Dalla Porta, Kaito cruzou a linha de chegada com 0s053 de vantagem.

Piadinhas. Foi o primeiro top 1 do japonês na categoria e também o primeiro piloto desta nacionalidade a vencer nesta categoria. O sobrenome de Kaito foi alvo de inúmeras piadinhas nas redes sociais. A pronúncia correta seria Tooba, porém abrasileirando, de forma pejorativa, pronunciaram TOBA mesmo.

Moto 2. A categoria estreou um novo motor. O 600 cc da Honda cedeu seu lugar para um tricilíndrico da Triumph de 745 cc. A sensação desta etapa foi TomasLuthi. O ex-campeão voltou à categoria depois de uma temporada horrível na Moto GP. Saindo de sétimo, foi escalando o pelotão um a um até entrar na briga pelo pódio. Baldassarri liderava até Luthi encostar. Luthi tentou de todas as formas ultrapassar Baldassarri, se aproximando e cercando o adversário. No retão tentou um bote, mas o Baldassarri acabou vencendo por apenas 0,026 de diferença. Marcel Schrotter, companheiro de Luthi, completou o top-3.

Moto GP. A categoria rainha começou 2019, assim como começou 2018. Uma disputa braba, porém honesta, entre Dovizioso com Ducati contra Marc Márquez, da Honda. Os dois protagonizaram em 2018 a mesma disputa e, nas duas, deu Dovi. Mas, neste ano, teve o incremento do incrível A. Rins e sua Suzuki na briga pela ponta.

Subindo. Assim como nas outras corridas do dia, quem veio lá de trás foi Rossi. Largando de décimo sétimo, o The Doctor fez uma bela corrida. Porém, no final não tinha pneus para disputar a ponta, terminou no quarto posto.

A Yamaha mais uma vez não se mostrou à altura dos concorrentes e ainda viu a Suzuki ser melhor. Viñales fez a pole e foi só. Largou mal e não conseguiu tirar muito de sua Yamaha.

O melhor estreante, Fabio Quartararo, conseguiu o quinto posto na classificação, mas foi traído por sua moto antes da volta de apresentação e foi obrigado a largar dos boxes. Assim, quem terminou como melhor estreante foi J. Mir, no oitavo posto. Já Lorenzo teve um fim de semana para esquecer. Caiu nos treinos duas vezes, sempre na curva 2. O hispânico vinha de recuperação de cirurgia no pulso e agora sofreu uma fissura numa costela, no Catar.

Programação do GP da Austrália
Classificação – sábado – 2h40 – Sportv 2 e Globo
Corrida – domingo – 2h10 – Globo e reprise Sportv 2 - 11h
Um ótimo fim de semana!!!

 

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia