Publicidade
Rádio JM
Canais Facebook Twitter RSS
Estúdio ao vivo
EDIÇÕES ANTERIORES:
 | 
BUSCA:     

 
SAÚDE
Tamanho do texto: A A A A
14/08/2012

Cuidados com a escova de dente garantem uma boa saúde bucal

Compartilhar:

Dentistas alertam para os cuidados indispensáveis com a escova dental, para garantir a saúde bucal e um hálito agradável. Além dos cuidados com nossos dentes, é importante manter cautela especial com as escovas de dente, já que as mesmas devem estar em perfeitas condições para garantir o efeito desejado. Entre as indicações repassadas pelos profissionais a pessoa deve analisar as condições da escova para fazer a troca no momento certo.
De acordo com o dentista Gilberto Antônio Borges, a pessoa deve escolher uma escova pensando na efetividade dela. Deve ser macia ou extramacia. Além disso, é preciso tomar certos cuidados durante o período em que a escova esteja em uso. E o mais importante, evitar a contaminação cruzada, isto é, jamais dividir a escova com outra pessoa.
“Após a escovação, é preciso zelar por este material da higiene bucal, colocá-lo em soluções de hipoclorito de sódio (aquelas soluções de enxágue bucal), para que limpe a escova e evite a cultura de bactérias nesta. Então, é preciso lavar bem e deixá-la em local apropriado, e não de qualquer maneira no banheiro, haja vista que se trata de um ambiente usado para outros fins, a não ser a higiene bucal”, explica o dentista.
Quanto ao momento certo de trocar a escova, segundo Gilberto, é preciso observar as condições, pois cada pessoa escova os dentes de uma maneira. Para aqueles que utilizam mais força, a tendência é ter de trocar mais cedo a escova. “Isso se observa pelas condições das cerdas. As escovas mais novas têm as cerdas regulares e ainda macias. Com o tempo, as pontas das cerdas começam a ficar desfiadas, tornando-se menos efetivas por se apresentarem mais rígidas”, explica Gilberto. Ele ressalta a importância de o dentista sempre auxiliar o paciente na forma mais adequada para a escovação.
Outras sugestões repassadas pelos dentistas são: em casos de problemas de saúde, como dor de garganta, resfriados e gripes, é indicado trocar a escova, pois os germes podem acabar se alojando nas cerdas e levar à reinfecção; mantenha a escova seca para ajudar a diminuir a proliferação de germes e lave as mãos sempre depois de usar o banheiro, a fim de evitar que as bactérias passem para o cabo da escova de dente.

Dicas para manter a escova de dente limpa

• Lave sempre as mãos antes de começar a escovar os dentes;
• Faça um bochecho com água para eliminar resíduos maiores de comida, pois isso diminui as chances de eles se esconderem entre as cerdas depois;
• Após usar a escova, lave-a bem em água corrente.
E bata o cabo levemente na pia para eliminar o excesso de água;
• Borrife uma substância antimicrobiana, como a clorexidina, que costuma estar na fórmula dos enxaguatórios bucais;
• Guarde a sua escova no armário. Se ela ficar exposta, poderá ser contaminada pelos coliformes fecais dispersos no ar do banheiro.
 






Banner blog mais bella
Banner Giovanna Prata lateral superior
EDIÇÃO DE HOJE
Edição de Hoje
Banner Revista Dezembro

ENQUETE
Você acha que a Guarda Municipal de Uberaba deveria ser armada para auxiliar na segurança pública?




JM FORUM
Você acha que a presidenta Dilma Roussef tem condições de recuperar o prestígio até o dia das eleições. O que você acha que ela deveria fazer?
Comentar


AS EMPRESAS DO GRUPO JM DE COMUNICAÇÃO
JM Magazine JM Online JM JM Extra JM Rádio Vitória
Todos os direitos reservados ao Jornal da Manhã © 2014
CMIDIA