Publicidade
Rdio JM
Canais Facebook Twitter RSS RSS
Play Store App Store Estúdio Ao vivo
EDIÇÕES ANTERIORES:
 | 
BUSCA:     

 
SADE
Tamanho do texto: A A A A
14/08/2012

Cuidados com a escova de dente garantem uma boa sade bucal

Compartilhar:

Dentistas alertam para os cuidados indispensáveis com a escova dental, para garantir a saúde bucal e um hálito agradável. Além dos cuidados com nossos dentes, é importante manter cautela especial com as escovas de dente, já que as mesmas devem estar em perfeitas condições para garantir o efeito desejado. Entre as indicações repassadas pelos profissionais a pessoa deve analisar as condições da escova para fazer a troca no momento certo.
De acordo com o dentista Gilberto Antônio Borges, a pessoa deve escolher uma escova pensando na efetividade dela. Deve ser macia ou extramacia. Além disso, é preciso tomar certos cuidados durante o período em que a escova esteja em uso. E o mais importante, evitar a contaminação cruzada, isto é, jamais dividir a escova com outra pessoa.
“Após a escovação, é preciso zelar por este material da higiene bucal, colocá-lo em soluções de hipoclorito de sódio (aquelas soluções de enxágue bucal), para que limpe a escova e evite a cultura de bactérias nesta. Então, é preciso lavar bem e deixá-la em local apropriado, e não de qualquer maneira no banheiro, haja vista que se trata de um ambiente usado para outros fins, a não ser a higiene bucal”, explica o dentista.
Quanto ao momento certo de trocar a escova, segundo Gilberto, é preciso observar as condições, pois cada pessoa escova os dentes de uma maneira. Para aqueles que utilizam mais força, a tendência é ter de trocar mais cedo a escova. “Isso se observa pelas condições das cerdas. As escovas mais novas têm as cerdas regulares e ainda macias. Com o tempo, as pontas das cerdas começam a ficar desfiadas, tornando-se menos efetivas por se apresentarem mais rígidas”, explica Gilberto. Ele ressalta a importância de o dentista sempre auxiliar o paciente na forma mais adequada para a escovação.
Outras sugestões repassadas pelos dentistas são: em casos de problemas de saúde, como dor de garganta, resfriados e gripes, é indicado trocar a escova, pois os germes podem acabar se alojando nas cerdas e levar à reinfecção; mantenha a escova seca para ajudar a diminuir a proliferação de germes e lave as mãos sempre depois de usar o banheiro, a fim de evitar que as bactérias passem para o cabo da escova de dente.

Dicas para manter a escova de dente limpa

• Lave sempre as mãos antes de começar a escovar os dentes;
• Faça um bochecho com água para eliminar resíduos maiores de comida, pois isso diminui as chances de eles se esconderem entre as cerdas depois;
• Após usar a escova, lave-a bem em água corrente.
E bata o cabo levemente na pia para eliminar o excesso de água;
• Borrife uma substância antimicrobiana, como a clorexidina, que costuma estar na fórmula dos enxaguatórios bucais;
• Guarde a sua escova no armário. Se ela ficar exposta, poderá ser contaminada pelos coliformes fecais dispersos no ar do banheiro.
 






Banner Giovanna Prata lateral superior
JM 49
EDIÇÃO DE HOJE
Edi��o de Hoje

Banner blog mais bella
ENQUETE
Voc a favor do projeto de lei que visa regulamentar a terceirizao na atividade-fim?




JM FORUM
No fim do ms, o sistema BRT/Vetor completar 90 dias de funcionamento. Alm disso, a segunda fase do projeto j est em planejamento. Quais mudanas voc sugere para aprimorar o sistema de mobilidade urbana?
Comentar


AS EMPRESAS DO GRUPO JM DE COMUNICAÇÃO
JM Magazine JM Online JM JM Extra JM Rádio Vitória
Todos os direitos reservados ao Jornal da Manhã © 2015