Publicidade Rdio JM
Canais Facebook Twitter RSS RSS
Play Store App Store Estúdio Ao vivo
EDIÇÕES ANTERIORES:
 | 
BUSCA:     

 
SADE
Tamanho do texto: A A A A
18/05/2010

Conferncia discute reforma psiquitrica

Compartilhar:

Hoje é o Dia da Luta Antimanicomial, por isso a Fundação Gregório F. Baremblitt e a Associação de Usuários Familiares e Trabalhadores da Saúde Mental promovem até dia 27 atividades vinculadas à Semana de Luta Antimanicomial. A abertura aconteceu ontem, com conferência que discutiu as alternativas da reforma psiquiátrica. Estiveram presentes estudantes, profissionais de saúde e usuários dos centros de atenção psicossocial voltados a portadores de transtornos mentais.

Segundo a psicóloga e presidente da Fundação Gregório Baremblitt, Maria de Fátima Oliveira, há 23 anos o movimento de luta antimanicomial busca o envolvimento das pessoas através do esclarecimento da sociedade sobre as doenças e transtornos mentais. “Isto porque determinadas doenças não causam preconceito na sociedade e sabemos que a doença mental está cercada de mitos e até acontecimentos reais que levam à exclusão. Para se ter uma ideia disso, 97% das pessoas com algum transtorno mental têm diferenças, mas não oferecem risco para si ou para os outros”, destaca.
 
Segundo a psicóloga e conferencista Marta Zappa, entre os principais pontos da luta antimanicomial estão o tratamento baseado no vínculo humano entre paciente e profissional, o combate à precariedade do trabalho dos profissionais de saúde e a falta de médicos, enfermeiros e servidores sociais. E, ainda, o acompanhamento das universidades diante da realidade e das necessidades das pessoas com transtornos mentais; a falta de políticas públicas que possibilitem acesso ao tratamento, cultura e emprego, e combate à injustiça social estruturada nos hospitais psiquiátricos fechados.
 
Passeata. Hoje acontece a tradicional passeata pelas principais ruas de Uberaba. A concentração será a partir das 9h, na Fundação Gregório F. Baremblitt, localizada na rua Capitão Domingos, 418, bairro Abadia, e o percurso até o pátio do Mercado Municipal, onde haverá manifestação pública, com apresentação artística do grupo Axé Uai, alunas da Supam e artistas convidados. As atividades se encerram com a exibição de dois filmes, das 19h às 22h, no anfiteatro D56 da Uniube. No dia 21, será O Solista, sobre saúde e a doença mental, e no dia 27, Preciosa, enfocando a violência sexual contra as crianças. Informações pelo telefone 3333-0906 ou pelo e-mail





EDIÇÃO DE HOJE
Edição de Hoje

ENQUETE
Petrobras divulgou recentemente novos aumentos para o gs e tambm para os combustveis. Porm, o que se viu na prtica foram aumentos muito superiores s alquotas divulgadas pela estatal, deixando o consumidor preocupado. Na sua opinio, quem deve fiscalizar esses aumentos?








JM FORUM
Vereadores encaminharam ofcio ao governo estadual requerendo a instalao de mais cmeras do Olho Vivo nas imediaes da praa Frei Eugnio, no centro, e na avenida Ablio Borges de Arajo, na Abadia. Voc acredita que esses so pontos onde, de fato, h necessidade de instalao de monitoramento?
Comentar


AS EMPRESAS DO GRUPO JM DE COMUNICAÇÃO
JM Magazine JM Online JM JM Extra JM Rádio Vitória
Todos os direitos reservados ao Jornal da Manhã © 2017