JM Online

Jornal da Manhã 46 anos

Uberaba, 19 de setembro de 2018 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

POLÍTICA

Prefeitura oficializa tombamento histórico de casa da família de Dilma

O local será restaurado para abrigar um memorial dos presidentes, onde serão reunidas informações sobre todos os chefes nacionais

Última atualização: 27/11/2013 - 11:08:16.

Divulgação/FCU

Casa onde moraram os avós de Dilma Rousseff vai se transformar em memorial dos presidentes

 

Prefeitura oficializa tombamento histórico da casa pertencente à família da presidente Dilma Rousseff (PT). O local será restaurado para abrigar um memorial dos presidentes, onde serão reunidas informações sobre todos os chefes nacionais que já passaram por Uberaba.

Localizada no centro histórico da cidade, a casa foi construída pelo avô de Dilma, Odilon Silva, em 1938. O registro do Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba (Conphau) também informa que a família da presidente viveu no local até 1951.
 
O decreto para oficializar o tombamento do imóvel será publicado no diário oficial do município nesta quarta-feira (27). Em paralelo, o processo de negociação com a família de Dilma está em andamento. Sumayra conta que ainda não está definido o valor para a desapropriação, mas afirma que os contatos estão avançando com o tio da presidente, Mauro Silva, que mora em Belo Horizonte. Segundo a presidente da Fundação Cultural, Sumayra de Oliveira (PCdoB), o imóvel está abandonado e em condições precárias.
 
Por isso, a casa foi fechada para evitar ações de vândalos. A proposta do governo municipal é restaurar o local para instalar um memorial dos presidentes e o centro de cultura política. “Uberaba recebeu visita de reis na época do Império e também de todos os presidentes da República. Isso por causa do peso político da cidade e também pela influência das nossas lideranças políticas. Queremos criar um espaço para mostra essa história”, informa.
 
De acordo com Sumayra, o levantamento de custos para a implantação do projeto ainda não foi concluído. O objetivo é captar recursos junto ao Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e ao Ministério da Cultura para a execução da obra de restauração no imóvel.

Notícias Relacionadas

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia