Publicidade Rdio JM
Canais Facebook Twitter RSS RSS
Play Store App Store Estúdio Ao vivo
EDIÇÕES ANTERIORES:
 | 
BUSCA:     

 
POLTICA
Tamanho do texto: A A A A
Gisele Barcelos - 12/07/2018

Sine vai emitir carteira de trabalho

Compartilhar:

Foto/ André Santos PMU

Prefeito Paulo Piau e o secretário de Desenvolvimento Econômico, José Renato Gomes, assinaram ontem o convênio com representante do Ministério do Trabalho

Prefeitura assina convênio com Ministério do Trabalho para ampliar emissão de carteiras de trabalho em Uberaba. O serviço era oferecido apenas na Unidade de Atendimento Integrado (UAI) e havia demora para conseguir o documento, mas passará a ser realizado também no Sine Municipal.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, José Renato Gomes, o início da operação não será de imediato porque será necessário comprar equipamentos e treinar os funcionários antes de começar o atendimento no Sine Municipal. Aproximadamente R$38,6 mil serão aplicados para preparar a estrutura.

A expectativa do secretário é dar o pontapé na emissão das carteiras de trabalho ainda este ano. “Temos que abrir a licitação para comprar os equipamentos e os computadores. Vai depender do prazo para fechar o processo licitatório. Tem o treinamento dos funcionários também, mas é algo mais rápido. Queremos entre 60 e 90 dias colocar o serviço em prática”, salienta. Gomes adianta que, assim que a parte operacional for resolvida, a determinação será a abertura de um mutirão para zerar a espera pelo agendamento para a emissão do documento.

De acordo com o secretário, Uberaba já enfrenta problemas há muitos anos e a situação resulta em um grande número de pessoas à espera do agendamento. Ele lembra que o município já tentou anteriormente firmar o convênio para ampliar a emissão das carteiras de trabalho, mas o pedido foi negado. “Foram diversas tratativas para tentar colaborar, inclusive quando havia dificuldade de transportar documentos ao Ministério do Trabalho, foi disponibilizado veículo para ajudar na celeridade. O problema começou a ficar crônico e solicitamos que o Ministério para o Sine fazer a emissão do documento, o que inicialmente foi negado. Mas não desanimamos”, ressalta.

O prefeito Paulo Piau reforçou que a demora para conseguir o agendamento e emitir a carteira de trabalho prejudica a geração de emprego na cidade. “É um direito do trabalhador de ter acesso ao seu documento, pois sem ele não há emprego. Por isso, embora não seja uma atribuição do município, mas sim do governo federal em parceria com o governo do Estado de Minas Gerais, a Prefeitura vai oferecer o serviço, inclusive aplicando recursos”, argumenta.

Além da segunda unidade, medidas também foram adotadas na UAI para solucionar as dificuldades para o agendamento. Segundo a gerente da unidade, Taciana Almeida, de 54 atendimentos disponíveis por dia, a grade passará a oferecer 74 atendimentos diários. “Um dos pontos observados em nosso monitoramento é o alto número de desistências. Muitas pessoas agendam no site e não comparecem ao atendimento, prejudicando quem realmente precisa”, salienta.



OUTRAS NOTCIAS


Prefeitura de Uberaba amplia servios por agendamento eletrnico (20/07)
Com cesso de imvel Mosaic, PMU busca local para ParqueLAB (20/07)
Arquivo Pblico adquire o acervo de 45 anos de circulao do JM (20/07)
Em cenrio de indefinies em Minas, partidos polticos iniciam convenes (20/07)
Piau verifica andamento de obras a serem entregues no 2 semestre (20/07)
Centro desiste de Ciro Gomes, apoia Alckmin e d flego eleitoral a tucano (20/07)
Testes de equipamentos para implantar estacionamento rotativo so aprovados (19/07)
Sem repasses do Estado, arrecadao de junho no municpio cai 3,72% (19/07)
Dutra anuncia apoio pr-candidatura a deputado estadual de Franco Cartafina (19/07)
Atrasos j ameaam o pagamento do 13 e da folha de dezembro (19/07)
PMU d ultimato para Estado pagar dvida at o fim de julho (19/07)
TSE nega pedido para declarar Lula inelegvel desde j (19/07)
Dirigentes de estatais de MG bancam vaquinha virtual de Pimentel (19/07)
PEC do piso da Educao aprovada em 1 turno e est pronta para voltar a plenrio (18/07)
Com prazo final na 6, PMU s recebeu 14,66% da Cosip lanada (18/07)
Infraero garante a Piau que far investimentos no aeroporto de Uberaba (18/07)
Aps mudanas no MDB em Minas, candidato do DEM tenta articular aliana para eleies (18/07)
Estado comea a pagar o custeio do transporte escolar s cidades (18/07)
Prefeitura de Uberaba anuncia novo residencial em Ponte Alta (18/07)
Prefeitura encerra obra de drenagem do calado da Artur Machado em 4 dias (17/07)




San Marco - 13jul
EDIÇÃO DE HOJE
Edição de Hoje
SINTONIZE

ENQUETE
Voc acredita que o problema de emisso de Carteiras de Trabalho ser resolvido com o apoio do Sine Municipal, que passar a emitir o documento possivelmente ainda neste ano?




JM FORUM
Diante do crescente nmero de moradores de rua e com o fechamento do albergue municipal, a Seds lana nova etapa de poltica de resgate. Na sua opinio, como a situao de rua pode ser revertida em Uberaba?
Comentar


AS EMPRESAS DO GRUPO JM DE COMUNICAÇÃO
JM Magazine JM Online JM JM Extra JM Rádio Vitória
Todos os direitos reservados ao Jornal da Manhã © 2018