JM Online

Jornal da Manhã 46 anos

Uberaba, 15 de dezembro de 2018 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

POLÍTICA

Codau abre primeira licitação para a represa no rio Uberaba

O início do processo era esperado desde a semana passada, quando o ministro das Cidades, Alexandre Baldy, esteve em Uberaba e reassegurou os recursos para a construção

- Por Gisele Barcelos Última atualização: 09/03/2018 - 07:07:43.

Reprodução


Perspectiva de como ficará a represa da Prainha, no rio Uberaba, para garantir água no período de seca

Codau abre a primeira licitação para obra da represa no rio Uberaba. O início do processo era esperado desde a semana passada, quando o ministro das Cidades, Alexandre Baldy, esteve em Uberaba e reassegurou os recursos para a construção da barragem.

O primeiro edital lançado é para contratar empresa especializada para realizar a medição topográfica e o levantamento do perímetro e das características da área em estudo, como a presença de cercas, árvores, muros e nascentes. A lista de serviços prestados inclui ainda o cálculo das curvas de nível para saber a declividade do terreno onde será implantada a barragem. As empresas interessadas em disputar o contrato devem apresentar documentação e propostas de preço no dia 20 de março, conforme o aviso de licitação publicado esta semana no Porta-Voz.

No ano passado, o Codau informou que a obra da represa seria dividida em seis licitações. Se o plano for mantido, outros cinco editais ainda serão lançados pela autarquia. A expectativa do presidente do Codau, Luiz Guaritá Neto, é concluir as primeiras licitações e dar início às obras da barragem ainda no primeiro semestre deste ano. O prazo de construção da represa está estimado em 18 meses.

O valor total para a obra é de R$32 milhões. O recurso já estava garantido em contrato com a União e previsto no orçamento federal, mas faltava o governo federal realizar o empenho de pagamento ao município. A medida foi oficializada pelo ministro na semana passada.

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia