JM Online

Jornal da Manhã 46 anos

Uberaba, 22 de fevereiro de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

POLÍTICA

PMU confirma tendência de aumento; resultado geral não está pronto

Secretaria Municipal de Saúde reafirmou que o LIRAa ainda não foi concluído em todas as regiões da cidade e resultado geral não está pronto

- Por Gisele Barcelos Última atualização: 17/01/2018 - 07:04:43.

Em resposta às denúncias, a Secretaria Municipal de Saúde reafirmou que o Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) ainda não foi concluído em todas as regiões da cidade e o resultado geral não está pronto.

Conforme nota distribuída à imprensa, apenas é possível ter um diagnóstico preliminar de alguns bairros. A pasta confirma que nos locais já concluídos foi observado um aumento do índice de infestação, mas não especificou o percentual e argumentou que a alta já era esperada pela Secretaria de Saúde porque a tendência vem sendo verificada em outros municípios mineiros, como Ituiutaba (10,6%). Quanto às declarações sobre as vistorias que estariam sendo refeitas nos locais críticos, a nota posiciona que no atual levantamento houve rodízio de agentes nos bairros e adotado um procedimento de conferência de cada região para fazer comparativos com resultados anteriores.

A secretaria ainda declara que só haverá o índice de infestação quando o trabalho for finalizado. “Esclarecemos que o anúncio oficial será feito o mais rápido possível, dentro da finalização deste trabalho, seguindo todos os critérios determinados pelos órgãos de Saúde do município e do Estado [...] Reforçamos que qualquer dado oficial sobre o tema será feito exclusivamente pelos órgãos competentes da Secretaria de Saúde, por meio da rede de comunicação oficial da Prefeitura de Uberaba”, continua o texto.

Em relação ao fumacê, a secretaria manifestou que já solicitou o serviço, mas a ação é de competência do Estado. Paralelamente, a pasta acrescenta que deu início à contratação de motofogs próprios para circular nos bairros. De acordo com os dados da Secretaria de Saúde, Uberaba notificou 28 casos suspeitos de dengue até ontem e o número está dentro do quadro considerado de normalidade epidemiológica.

Leia também:

Agentes denunciam manipulação para camuflar risco de epidemia

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia