JM Online

Jornal da Manhã 46 anos

Uberaba, 23 de fevereiro de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

POLÍTICA

PV obtém liminar para manter PT em coligação até julgamento

PV obteve liminar por meio do Tribunal Regional Eleitoral que concede efeito suspensivo à decisão que excluiu o PT da aliança com o partido

- Por Thassiana Macedo Última atualização: 06/09/2016 - 23:37:37.

O Partido Verde (PV) obteve liminar por meio do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) que concede efeito suspensivo à decisão que excluiu o Partido dos Trabalhadores (PT) da aliança com o partido. Através da mesma decisão, proferida pelo juiz relator do TRE, Antônio Augusto Mesquita Fonte Boa, também fica assegurada a manutenção do PT na coligação “Gestão Ética Eficiente – Uberaba mais humana e sustentável”, até o julgamento final do referido registro de candidatura.

O relator deixa claro que a concessão da liminar é reversível, pois há provas de que o Ministério Público Eleitoral também interpôs recurso junto à 276ª Zona Eleitoral, o qual também será discutido pelo Tribunal em momento oportuno e de forma mais ampla.

Em sua decisão, Mesquita Fonte Boa fundamenta que o PV e o PT iniciaram regularmente suas respectivas convenções partidárias e deliberações municipais, em que o tema da coligação foi amplamente discutido, porém os interesses entre os dois níveis partidários, sendo PT Nacional e PT Uberaba, acabaram colidindo. Porém, “no caso, não há comprovação nos autos do processo de obediência ou não às normas e princípios que devem ser garantidos aos dissidentes partidários em caso de desobediência às diretrizes partidárias nacionais”.

Para o juiz relator, não ficou demonstrada a desobediência do PT Uberaba ao procedimento estabelecido nacionalmente quando foi definida a coligação com o PV. Neste sentido, visando apenas evitar qualquer tipo de prejuízo à coligação “Gestão Ética Eficiente” antes que a aliança com o PT seja definitivamente decidida, o magistrado deferiu o pedido liminar para que o Partido dos Trabalhadores permaneça parte da coligação com o PV.

No entanto, a concessão da liminar não muda a situação da divisão do tempo de propaganda no horário eleitoral gratuito do PT, o qual continua pertencente à coligação “Pra Uberaba voltar a crescer”.

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia