Publicidade Rdio JM
Canais Facebook Twitter RSS RSS
Play Store App Store Estúdio Ao vivo
EDIÇÕES ANTERIORES:
 | 
BUSCA:     

 
POLTICA
Tamanho do texto: A A A A
Gisele Barcelos - 12/01/2018

Venda de equipamentos da fbrica de amnia no interfere no projeto

Compartilhar:

Foto/Arquivo


Prefeito Paulo Piau solicitou ao presidente da Codemig para tentar um novo adiamento do leilão junto à Petrobras

Efetivação da venda dos equipamentos da fábrica de amônia não interfere em consolidação do empreendimento por investidor privado, segundo o prefeito Paulo Piau (MDB). Codemig e Petrobras formaram grupo de trabalho no fim do ano passado para tentar barrar o leilão para a alienação do material destinado à planta de Uberaba, mas até o momento o processo segue normalmente.

Nos bastidores já circulam informações de que o presidente da Codemig, Marco Antônio Castello Branco, teria desistido das articulações para evitar o leilão e declarado que a Petrobras deve dar continuidade à venda dos equipamentos. Piau afirma que já entrou em contato com o dirigente da companhia e os dois concordam que a continuidade do leilão de equipamentos não representa o fim do projeto da fábrica de amônia.

O prefeito ressalta que a análise foi feita após visita técnica ao local e a conferência dos equipamentos deixados na cidade. Segundo ele, a estrutura principal da unidade não está entre os itens colocados à venda. “Realmente, o que está em Uberaba não faz falta para o novo projeto da planta de amônia. Os aparelhos que estavam contratados no exterior e que nem chegaram a vir ao Brasil eram a essência, não o material que está aqui. Então, o leilão aberto pela Petrobras não interfere em nada no projeto da planta, apenas na responsabilidade do governo federal e da Petrobras na confusão que aprontaram na cidade”, argumenta.

Mesmo assim, o prefeito declara que solicitou ao presidente da Codemig para tentar um novo adiamento do leilão junto à Petrobras. PP posiciona que o grupo de trabalho necessita de mais tempo para comprovar a viabilidade da venda integral das ações da unidade para um investidor privado. “O termo de cooperação foi assinado no fim do ano passado e veio o recesso. Tem algumas coisas que ainda precisam ser negociadas e o prazo está em cima, pois o leilão começa no dia 23 deste mês. Por isso, sugeri mais tempo para acabar e fechar a negociação”, acrescenta.

Caso a Petrobras mantenha o cronograma, o chefe do Executivo espera uma intervenção do Judiciário para interromper o leilão e dar tempo para finalizar as articulações. “O projeto da planta de amônia e o gasoduto não morreram”, assegura.

Codemig se cala diante de rumores de desistência de barrar o remate. Codemig não se manifestou quanto aos rumores de desistência de articulações para barrar o leilão de equipamentos da fábrica de amônia em Uberaba. A assessoria de imprensa foi acionada sobre o assunto, mas declarou apenas que não há informações a serem divulgadas pela companhia no momento. A reportagem do Jornal da Manhã ainda questionou se houve recuo do Estado quanto ao projeto de instalação da planta de amônia e do gasoduto no Triângulo Mineiro, mas não obteve resposta.

Em setembro do ano passado, o presidente da Codemig declarou que o compromisso de trazer gás para o Triângulo Mineiro estava firmado e o governo mineiro estava empenhado em buscar outro caminho para viabilizar a produção de fertilizantes na região sem o investimento da Petrobras. A declaração foi feita antes da abertura do leilão dos equipamentos da fábrica de amônia de Uberaba. Por enquanto, o arremate continua previsto para ser realizado nos dias 23, 24 e 25 de janeiro. O prazo para as empresas interessadas se cadastrarem termina hoje.



OUTRAS NOTCIAS


Tribunal de Justia suspende liminar que barrou crdito de R$ 2 bi do Estado (19/06)
Situao do setor sucroenergtico debatida em audincia na ALMG (19/06)
4 projetos do Executivo votados e aprovados na sesso da Cmara (19/06)
Chapa derrotada na UFTM questiona eleio na PF e no MP Federal (19/06)
Supam pode fechar as portas por atraso nos repasses do Estado (19/06)
Cosip vence nesta quarta-feira e Finanas diz que prazo no ser prorrogado (19/06)
Projeto que garante recursos para bloqueador de celular em presdios est na pauta da CCT (19/06)
TJ reverte liminar do TCE que suspendeu operao financeira do governo de Minas (18/06)
Marcos Valrio e scios so condenados priso no mensalo tucano (18/06)
Temer participa da Cpula do Mercosul em Assuno (18/06)
Copa do Mundo altera rotina de comisses e de visitas no Congresso (18/06)
Cmara garante material de escritrio at o fim do ano (18/06)
Assembleia Legislativa derruba vetos do governador Fernando Pimentel (18/06)
Legislativo retoma sesses nesta segunda, com 7 projetos em pauta (18/06)
Cohagra aciona MP contra empresa por no cumprir contratos de construo de muros (17/06)
Estado faz esquema de conta-gotas para pagar funcionalismo (17/06)
Aumento de contribuio para 14% do Ipserv no agrada servidores (17/06)
Semforo na avenida Alexandre Barbosa entra em funcionamento (17/06)
Procon recomenda que revendedores vendam 1 botijo por cliente (17/06)
Entrega do gs de cozinha nos depsitos est abaixo dos 30% (17/06)




San Marco - lateral
EDIÇÃO DE HOJE
Edição de Hoje
SINTONIZE

ENQUETE
O Dia Mundial do Doador de Sangue comemorado no dia 14 de junho, mas a situao do Hemocentro em Uberaba est cada vez mais crtica, com baixos estoques. Voc um doador?






JM FORUM
Sob o comando de Tite, a Seleo Brasileira ganhou 17 dos 21 jogos disputados, empatando trs e sofrendo apenas uma derrota. Mas treino treino, jogo jogo! Voc acredita que nas quatro linhas na Copa do Mundo a Seleo far bonito e tem chances de trazer o Hexa para casa?
Comentar


AS EMPRESAS DO GRUPO JM DE COMUNICAÇÃO
JM Magazine JM Online JM JM Extra JM Rádio Vitória
Todos os direitos reservados ao Jornal da Manhã © 2018