JM Online

Jornal da Manhã 46 anos

Uberaba, 20 de outubro de 2018 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

POLÍTICA

Conselheiros questionam quanto a abertura total do Hospital Regional

Questionamentos aconteceram durante a apresentação do balanço dos primeiros meses de atendimento da unidade

- Por Gisele Barcelos Última atualização: 09/02/2018 - 07:09:06.

Sandro Neves


Inaugurado no segundo semestre do ano passado, o Hospital Regional ainda depende de recursos financeiros para o seu custeio pleno
 

Durante apresentação esta semana sobre os primeiros meses de atendimento do Hospital Regional, os conselheiros municipais de Saúde questionaram em relação à expectativa para a abertura total da unidade.  Inaugurado em agosto, o HR continua em funcionamento parcial e a Prefeitura aguarda definições sobre o custeio para colocar em operação as outras etapas.

De acordo com a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Maria José de Freitas, na reunião, foram esclarecidos os detalhes para viabilizar a manutenção total do HR. “A preocupação é a abertura completa do hospital. Agora tudo depende das negociações com os municípios e Estado”, salienta.
A conselheira também esclareceu o entrave para a liberação da participação do Estado no custeio da unidade. Segundo ele, o convênio firmado anteriormente ainda constava a Pró-Saúde como gerenciadora do hospital. Por isso, foi solicitado à Prefeitura o envio novamente da documentação atualizada com os nomes corretos dos administradores para elaborar novo contrato.

Freitas explica que o material deverá ser submetido ainda este mês à aprovação do Comitê Regional de Urgência e Emergência, último passo para formalizar a participação do Estado e liberar o repasse dos recursos para o hospital.

Na apresentação do balanço dos primeiros cinco meses de funcionamento, os dirigentes do HR mostraram os números de internações e procedimentos realizados e também apresentaram informações sobre o treinamento de funcionários e de credenciamento do corpo clínico.

Segundo o balanço da Sociedade Educacional Uberabense - Uniube, responsável pela gestão do Hospital Regional, 55 leitos estão ativos no momento, sendo 35 leitos de clínica médica, 10 leitos de clínica cirúrgica e 10 leitos de UTI adulto. Até o final de janeiro, 116 médicos, de diversas especialidades, já haviam sido credenciados para atendimento no HR.

De setembro de 2017 até o final de janeiro de 2018, foram realizadas 1.221 consultas. Só em janeiro foram 927, sendo 892 atendimentos a pacientes de Uberaba e 35 de outros municípios.

Com relação às internações, o balanço mostrou crescimento no número de atendimentos. Em setembro de 2017, foram realizadas 68 internações. O número pulou para 156 em dezembro e atingiu 182 em janeiro deste ano. Quanto aos exames, de setembro a dezembro de 2017, foram realizados 1.111 exames de imagem e 12.735 exames laboratoriais. Em janeiro de 2018 foram 533 exames de imagem e 5.377 laboratoriais.

 

 

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia