JM Online

Jornal da Manhã 46 anos

Uberaba, 19 de julho de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

POLÍCIA

Bombeiros passam a contar com Pelotão de Emergências Ambientais

A partir da Resolução nº 748 de 4 de outubro de 2017, assinada pelo coronel Souza, foi criado o Pemad dentro das unidades do 8º BBM

- Por Renato Manfrim Última atualização: 10/10/2017 - 07:07:54.

Divulgação


Tenente-coronel Nivaldo Machado, comandante do 8º BBM, e grupo de militares do Pemad

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), coronel Cláudio Roberto de Souza, autorizou a presença no 8º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM) do Pelotão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastre (Pemad). Desta forma, a partir da Resolução nº 748 de 4 de outubro de 2017, assinada pelo coronel Souza, foi criado o Pemad dentro das unidades do 8º BBM.

Isto porque, nos últimos dois anos, 29 bombeiros militares do Corpo de Bombeiros de Uberaba e região realizaram cursos para se habilitar a fazer parte deste novo pelotão especializado. O Pemad ficará responsável pela prevenção e o atendimento das ocorrências de emergências ambientais, desastres, incêndios florestais e urbanos, emergências com produtos químicos, atividades de busca e salvamento e ações de proteção e defesa civil na região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.

Ainda segundo informações da Assessoria de Comunicação do 8º BBM, os 29 militares do 8º BBM que fazem parte do Pemad nos últimos dois anos passaram por treinamento específico nos cursos de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas; Operações em Desastre; Salvamento em Soterramentos, Enchentes e Inundações; Salvamento Veicular; Salvamento em Altura; Mergulho Autônomo e Salvamento Aquático; Combate a Incêndio Urbano e Sistema de Comando em Operações.

Outra adequação na estrutura do 8º BBM é que a partir de agora as operações do GBRESC (Grupamento de Busca, Resgate e Salvamento com Cães) estará vinculada ao Pemad. Uberaba é a terceira cidade do Estado a receber o Pemad, o qual já foi implantado em Belo Horizonte e Juiz de Fora.

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia