JM Online

Jornal da Manhã 46 anos

Uberaba, 26 de junho de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

ESPORTE

Sorteio da Copa do Brasil acontece hoje

Quartas de final podem ter Galo x Cruzeiro

10/06/2019 - 07:54:25. Última atualização: 10/06/2019 - 08:07:16.

Foto/Vinnicius Silva/Cruzeiro 

 

Dos oito representantes brasileiros na Libertadores deste ano, sete seguem vivos na Copa do Brasil: Atlético, Cruzeiro, Athletico-PR, Palmeiras, Flamengo, Internacional e Grêmio. Dos que entraram direto nas oitavas de final do torneio nacional, apenas o São Paulo foi eliminado, após duas derrotas para o Bahia. E nesta segunda-feira (10), em sorteio a ser realizado a partir das 15h, os times conhecerão seus oponentes nas quartas de final da competição.

Não há direcionamento nos cruzamentos. Todos os clubes estão em uma única chave. Isso quer dizer que, desta vez, existe a possibilidade de Raposa e Galo se encontrarem já nas quartas de final.

À medida que o torneio se afunila, percebe-se que a Copa do Brasil vai perdendo aquela fama de ‘competição democrática’. Candidatas a zebras desta edição, equipes como Paysandu, Sampaio Corrêa e Juventude ficaram pelo caminho. E apenas duas das oito agremiações que restaram na disputa não fazem parte do chamado grupo dos 12 grandes clubes do futebol brasileiro, no caso, Bahia e Athletico-PR.

Tanto o time baiano quanto o paranaense podem até ser considerados gratas surpresas, mas não ostentam o título de ‘zebra’ – como se deu em ocasiões passadas com Santo André e Paulista, vencedores das edições 2004 e 2005, respectivamente. Se um deles for campeão, cairá por terra um tabu que dura quase 11 anos: o Sport, em 2008, foi o último clube fora do ‘clube dos 12’ a levantar o caneco.

De lá para cá, somente representantes desse seleto grupo alcançaram a glória na Copa do Brasil, incluindo dois mineiros. O Cruzeiro angariou mais duas taças para sua extensa coleção – tornando-se o maior vencedor da história do torneio, com seis troféus de campeão –, e o Galo faturou seu primeiro – e até então único – título, levando a melhor sobre o arquirrival na decisão. O alvinegro ainda bateu na trave em 2016, ao ser superado pelo Grêmio.

Para chegar às quartas deste ano, o Cruzeiro eliminou o Fluminense, depois de dois empates e um triunfo na disputa de pênaltis. Já o Galo se sobressaiu diante do Santos, graças a um empate no Independência e uma vitória no Pacaembu.

Aqueles que avançarem às semifinais da Copa do Brasil receberão, cada, R$ 6,7 milhões como premiação. 

* Com informações Hoje em Dia

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia