Publicidade Rdio JM
Canais Facebook Twitter RSS RSS
Play Store App Store Estúdio Ao vivo
EDIÇÕES ANTERIORES:
 | 
BUSCA:     

 
ARTICULISTAS
Tamanho do texto: A A A A
Dom Paulo Mendes Peixoto - 17/05/2014

A chave da Palavra

Compartilhar:

Sabemos muito bem o sentido da palavra “chave”, aquilo que abre portas. Para entender a Palavra de Deus, necessitamos de “chaves”, que nos permitem “entrar bem dentro”, com profundidade e observar o verdadeiro sentido do que ela pretende dizer. A principal chave é Jesus Cristo, caminho, verdade e vida. A Palavra provoca a fé, e a fé, por sua vez, passa a ser chave da Palavra de Deus.

Necessitamos de “chaves” para entender as realidades da nova cultura. É fundamental uma análise da conjuntura, seja política, econômica, social e religiosa, tomando como base os dados apresentados pela própria mídia. Mas ler com lentes ampliadas, sem sensacionalismo e apoiados em fontes reais e confiáveis.

A sociedade, como se encontra, não é saudável. Urge um empenho pela transformação e humanização da cultura. Talvez pudéssemos dizer que a serenidade na busca da paz e a forma como ela deve ser conduzida sejam a chave para combater a violência, principalmente porque violência não se combate com atitudes parecidas, iguais ou piores.

Sentimos que a violência vem tomando conta do país e afrontando o poder instituído. Agora é encontrar a “porta”, ou a “chave” capaz de mudar o cenário. Com o olhar na Palavra de Deus, podemos dizer que Cristo foi chamado de “porta das ovelhas” (Jo 10, 9). A falta de sensibilidade e de encontro com Deus deixa o ser humano incapaz para superar os ímpetos agressivos.

A violência causa chagas profundas na sociedade, na vida familiar e em muitas pessoas. Parece que perdemos o rumo da história e o sentido da vida. Realmente podemos perder o rumo quando Cristo não é colocado como caminho. Ele é a chave por onde as pessoas precisam passar para conquistar a verdadeira paz.

Deus está além de nossos horizontes e tem que ser encontrado num caminho que passa pela via da justiça e do respeito. Ele é sinal de esperança e n’Ele conseguimos transformar a realidade. A chave está na sua Palavra e em sua prática de fidelidade à vida.

(*) Arcebispo de Uberaba




San Marco - 16maio
EDIÇÃO DE HOJE
Edição de Hoje
SINTONIZE

ENQUETE
Voc concorda com a alterao do horrio de funcionamento de estabelecimentos comerciais e at mesmo da Prefeitura em decorrncia dos jogos da Seleo na Copa do Mundo?





JM FORUM
Voc acredita na briga de faces criminosas como motivao para as recorrentes mortes de detentos na penitenciria de Uberaba?
Comentar


AS EMPRESAS DO GRUPO JM DE COMUNICAÇÃO
JM Magazine JM Online JM JM Extra JM Rádio Vitória
Todos os direitos reservados ao Jornal da Manhã © 2018