Publicidade Rdio JM
Canais Facebook Twitter RSS RSS
Play Store App Store Estúdio Ao vivo
EDIÇÕES ANTERIORES:
 | 
BUSCA:     

 
ARTICULISTAS
Tamanho do texto: A A A A
Dom Paulo Mendes Peixoto - 10/05/2014

Assembleia da CNBB

Compartilhar:

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realiza sua 52ª Assembleia Geral, de 30/04 a 09/05/2014, na cidade de Aparecida, SP. É um fato histórico na vida da Igreja Católica no Brasil, sendo um verdadeiro caminho de convivência, de comunhão, de fraternidade e de muito trabalho. O tema central continua sendo “Comunidade de Comunidades, uma Nova Paróquia”.

A CNBB é uma das maiores Conferências Episcopais do mundo. As Assembleias Gerais revelam a preocupação da Igreja com a qualidade de vida do povo brasileiro. Por causa disto, os temas tratados são muito pertinentes à integridade da pessoa humana. Não fica centrada apenas em questões religiosas, daquilo que está dentro da Igreja, mas sobre realidades da sociedade brasileira em seu todo.

São feitas análises de conjuntura no nível da sociedade civil e no âmbito da Igreja no mundo atual. São questões colocadas no início dos trabalhos, servindo de base referencial para as discussões sobre os temas prioritários. Entre eles, nesta Assembleia, a Questão Agrária no país, a realidade dos leigos e das leigas na Igreja e na realidade que os envolve, sendo sal, luz e fermento na massa.

No meio de tantas reflexões, há a evidência do desejo de acertar na condução dos trabalhos pastorais nas dioceses por todo o Brasil. O fundamento de tudo está nas palavras de Cristo ao dizer: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida” (Jo 14, 8). É um caminho muitas vezes difícil para alguns e mais suave para outros.

Os embates pastorais são desafiantes dentro da realidade cultural que nos cerca. Ao pensar numa nova paróquia, temos que olhar para a família como primeira célula da comunidade, uma instituição que tem sido muito ameaçada nas suas estruturas. Parece até perder seu foco comunitário e de responsabilidade familiar.

Outro fato presente na Assembleia dos bispos refere-se ao ano eleitoral, aos desafios na escolha dos novos governantes para o país. O momento clama por uma reforma política que possa privilegiar os interesses dos eleitores e de todo o Brasil.

(*) Arcebispo de Uberaba




San Marco - 16maio
EDIÇÃO DE HOJE
Edição de Hoje
SINTONIZE

ENQUETE
Voc concorda com a alterao do horrio de funcionamento de estabelecimentos comerciais e at mesmo da Prefeitura em decorrncia dos jogos da Seleo na Copa do Mundo?





JM FORUM
Voc acredita na briga de faces criminosas como motivao para as recorrentes mortes de detentos na penitenciria de Uberaba?
Comentar


AS EMPRESAS DO GRUPO JM DE COMUNICAÇÃO
JM Magazine JM Online JM JM Extra JM Rádio Vitória
Todos os direitos reservados ao Jornal da Manhã © 2018