Publicidade Rdio JM
Canais Facebook Twitter RSS RSS
Play Store App Store Estúdio Ao vivo
EDIÇÕES ANTERIORES:
 | 
BUSCA:     

 
ARTICULISTAS
Tamanho do texto: A A A A
Dom Paulo Mendes Peixoto - 22/03/2014

O que a verdade

Compartilhar:

No dicionário podemos encontrar que a verdade significa “estar de acordo com os fatos ou com a realidade”. Pode ser também fidelidade às origens ou a um determinado padrão. Ela aparece dentro de um sistema de valores, que não admite nenhuma mentira e tem a certeza com o critério de sua própria e real identidade.

Dizemos que Deus é a verdade absoluta e, com isto, nos dando certeza na realização de seus planos, conduzindo-nos para a
chamada “terra prometida”. São planos de vida verdadeira, contra a exploração e as atitudes que levam à morte. Planos de libertação e não de opressão e condenação. Construir a verdade é conquistar um mundo novo, sem mentiras e nem exploração.
A verdade é diferente de legalismo, porque não dificulta a aproximação e nem o diálogo, proporcionando possibilidades de vida comunitária. Podemos dizer que a pessoa justa é também verdadeira e, com isto, consegue amar com mais profundidade, provocando em todas as pessoas um mundo de mais esperança para o futuro.

Para se ter uma vida saudável, é necessário superar todos os tipos de escravidão, vivendo em processo de libertação constante. Acima de tudo deve estar a verdade, a identidade do cristão e do cidadão. Sabemos que não é fácil ser verdadeiro numa cultura marcada pela força da mentira, que causa desânimo nos que querem ser verdadeiros.

O itinerário da vida, com honestidade, pode causar insegurança, perigo, cansaço, tensão, mas não podemos perder a resistência e o ânimo na caminhada. Chegamos até a dizer de uma “utopia da verdade”, mas deve ser sempre uma conquista. Somente a certeza da presença de Deus será capaz de nos garantir a vida assentada na verdade.

Agir de forma verdadeira e autêntica supõe sempre total mudança de mentalidade, de entrar em uma nova relação com o próximo, derrubando barreiras e diferenças e se deixando guiar pelo Espírito da verdade. Neste contexto, a esperança não nos decepciona, porque firma os nossos passos e não nos deixa na confusão e nem desapontados, perdidos na história da vida.
 




San Marco - 16maio
EDIÇÃO DE HOJE
Edição de Hoje
SINTONIZE

ENQUETE
Voc concorda com a alterao do horrio de funcionamento de estabelecimentos comerciais e at mesmo da Prefeitura em decorrncia dos jogos da Seleo na Copa do Mundo?





JM FORUM
Voc acredita na briga de faces criminosas como motivao para as recorrentes mortes de detentos na penitenciria de Uberaba?
Comentar


AS EMPRESAS DO GRUPO JM DE COMUNICAÇÃO
JM Magazine JM Online JM JM Extra JM Rádio Vitória
Todos os direitos reservados ao Jornal da Manhã © 2018