Publicidade Rdio JM
Canais Facebook Twitter RSS RSS
Play Store App Store Estúdio Ao vivo
EDIÇÕES ANTERIORES:
 | 
BUSCA:     

 
ARTICULISTAS
Tamanho do texto: A A A A
Dom Paulo Mendes Peixoto - 22/02/2014

Amor e dio

Compartilhar:

Na Bíblia aparece a expressão “olho por olho, dente por dente” (Ex 21, 24; Mt 5, 38), correspondendo à reciprocidade no crime e na pena. É o chamado Código de Hamurabi, ou Lei de Talião, encontrado em 1780 antes de Cristo, no Reino da Babilônia. Era uma lei severa e cruel para conseguir ordem e equilíbrio na sociedade da Mesopotâmia.

A desordem na sociedade brasileira tem provocado atitudes muito parecidas. É o caso de fazer justiça com as próprias mãos. Isto tem acontecido com frequência, mas não é o caminho de alternativa para conseguir paz e harmonia. Vai contra os princípios do amor que tem dimensão universal. Na visão cristã, por nenhum motivo é lícito odiar o outro a ponto de tirar-lhe a vida.

Numa situação desta não há lugar para o perdão. Jesus proíbe aos cristãos resistir ao mal com a vingança. Eles devem amar amigos e inimigos. É uma exigência que desafia o ser humano, porque a pessoa tem que se despir de todo tipo de maldade e ver no outro sua própria imagem. Existe o ditado de que “não devo fazer ao outro o que eu não gostaria que fosse feito a mim”.

É até difícil falar em “não violência” numa cultura violenta, injusta, impiedosa e desumana. Sendo mais incisivo, muitos caem no desespero, no medo, se encasulam e passam a odiar a tudo e a todos. Perdem o rumo e até o estímulo para viver. Quem “pode” investe nos meios de segurança e vive nos casulos herméticos, mas sempre desconfiado de que o pior acontecer.

A pessoa de fé coloca sua segurança em Deus, em forças que estão além de suas possibilidades. A vida não nos pertence, mas tem que ser defendida até às últimas consequências. Não é fácil ter a tranquilidade pregada por Cristo, mesmo convivendo com sacrifícios e enfrentamentos na convivência.

Não podemos deixar que o ódio e a vingança dominem o amor, o bem como destino de todas as pessoas. Amar é ter liberdade e capacidade de bons relacionamentos, construindo vidas.

(*) Arcebispo de Uberaba




San Marco - 16maio
EDIÇÃO DE HOJE
Edição de Hoje
SINTONIZE

ENQUETE
Voc concorda com a alterao do horrio de funcionamento de estabelecimentos comerciais e at mesmo da Prefeitura em decorrncia dos jogos da Seleo na Copa do Mundo?





JM FORUM
Voc acredita na briga de faces criminosas como motivao para as recorrentes mortes de detentos na penitenciria de Uberaba?
Comentar


AS EMPRESAS DO GRUPO JM DE COMUNICAÇÃO
JM Magazine JM Online JM JM Extra JM Rádio Vitória
Todos os direitos reservados ao Jornal da Manhã © 2018