JM Online

Jornal da Manhã 46 anos

Uberaba, 14 de dezembro de 2018 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

ARTICULISTAS

Estatísticas interessantes

5 em cada 10 idosos que chegam ao hospital estão desnutridos

- Por Sandra de Souza Batista Abud Última atualização: 23/01/2014 - 20:35:50.

*5 em cada 10 idosos que chegam ao hospital estão desnutridos. Isso está associado a comer pouco, complicações por doenças crônicas, idade avançada e perda de peso involuntária. Idosos nessa situação acabam ficando mais tempo internados.

*Quando a China decidiu expandir os laços econômicos com o mundo, poucos esperavam que a fauna do país cresceria junto do comércio internacional. Mas um levantamento revelou que o país tem 544 espécies “invasoras”, quatro vezes mais do que havia sido registrado no ano de 1900. Entre os invasores, há peixes, besouros e até mamíferos. O que está causando prejuízos de US$15 bilhões por ano. Um dos piores casos é o de um inseto voador que reduziu a produtividade em até 80% em lavouras como a de algodão em 2009.

*Um novo sistema está substituindo o querosene na África subsaariana, que, além de caro, induz o câncer de pulmão. Habitantes de zonas rurais estão usando placas solares pré-pagas, cuja energia custa menos da metade do querosene.

*Milhões de dólares foi o adiantamento recebido pelo crítico literário norte-americano Garth Risk Hallberg para publicar seu primeiro romance, um valor inédito no mercado editorial para novatos. O livro City on Fire (“Cidade em chamas”) sairá pela editora Knopf e terá 900 páginas. Ainda não há previsão de lançamento.

*Estamos longe de um planeta onde todas as mais de sete bilhões de pessoas que vivem no mundo poderão ler, tomar água limpa, acessar a internet, abrir conta no banco, escovar os dentes, e viajar no espaço... As estatísticas mostram que comprar um celular é mais fácil do que usufruir do luxo do saneamento básico no banheiro de casa.

*1,19 bilhão estão no Facebook. Os usuários da rede social mais popular do mundo clicam 4,5 bilhões de vezes todos os dias no botão de curtir. E cerca de 4,75 bilhões de atualizações de status, vídeos e fotos de gatos e de comida são compartilhados a cada 24 horas.

*3,6 bilhões têm conta no banco. Além de viver contando trocados, a população mundial de baixa renda está distante dos serviços bancários. Cerca de metade dos habitantes do planeta não tem onde guardar o pouco dinheiro que possui.

*Apenas 536 pessoas já viajaram para o espaço. Poucos humanos tiveram a chance de realizar o sonho de qualquer criança. E nem todos voltaram para contar a aventura. 21 astronautas morreram durante missões espaciais.

*4,3 bilhões possuem escovas de dentes. No Brasil, 58% da população não tem acesso a produtos de higiene bucal, contrariando a tendência mundial. Mesmo nas capitais brasileiras há pessoas sem condições de comprar as escovas.

*6 bilhões de chips de celulares em 2014, e o número de chips em uso deve ainda superar o número de pessoas. Mas isso não significa que todos os habitantes da terra vão ter um celular. Muitas pessoas têm dois aparelhos ou contas em duas operadoras de telefonia.

(*) Psicóloga clínica
sandrasba@uol.com.br

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia