Publicidade Rdio JM
Canais Facebook Twitter RSS RSS
Play Store App Store Estúdio Ao vivo
EDIÇÕES ANTERIORES:
 | 
BUSCA:     

 
ARTICULISTAS
Tamanho do texto: A A A A
Dom Paulo Mendes Peixoto - 04/01/2014

Expectativas

Compartilhar:

Apesar de muitos contravalores vivenciados no ano que passou, as expectativas para 2014 são sempre positivas. Pensar só em coisas negativas é atrair o negativo. Da mesma forma, quem se apoia na esperança, no bem e nos valores positivos, também atrai para si coisas boas. A esperança significa viver sob a ação da luz e não da escuridão.

A palavra “epifania” recorda manifestação, usada na liturgia deste fim de semana, no primeiro domingo do ano. Tendo nascido no Natal, Jesus agora se manifesta para o mundo, sendo visitado pelos Reis Magos do Oriente, proporcionando a eles grande expectativa de um mundo melhor e marcado pelo vínculo da paz.

Nas palavras dos profetas havia uma promessa que colocava o povo de Israel numa grande expectativa. Aguardavam a chegada de um rei libertador. A promessa foi cumprida, mas o povo de Israel não a entendeu. Não conseguiu ver a estrela-guia, como aconteceu com os Reis Magos, pagãos e representantes do Oriente.

Na história dos povos há “estrelas” que brilham, umas para o bem e outras para o mal. Isto não será diferente neste novo ano. O principal detalhe é a capacidade de discernimento, de encontro com aquilo que proporciona vida, com os valores que geram dignidade. Entre eles temos a fraternidade como reconhecimento do valor de cada pessoa.

Após passarmos por festas natalinas e de virada de ano, agora é caminhar com otimismo, não na escuridão, mas na luz, na claridade e com a autoestima levantada. É ano de Copa do Mundo no Brasil, de expectativas, de alegria e muita energia. Nada de baixo-astral, mas coragem para enfrentar os desafios normais da vida.

Manifestando-se aos Reis Magos e ao mundo, Jesus se apresenta como luz. Essa luz deve ser reconhecida hoje, mesmo numa sociedade dividida na pluralidade de tantas luzes que apontam para diversas direções. Nem todas levam consigo a dimensão da verdadeira luz, Jesus Cristo. Ela exige saída do comodismo e do individualismo, daquilo que impede a pessoa de ser feliz no novo ano.
 

(*) Arcebispo de Uberaba




San Marco - 16maio
EDIÇÃO DE HOJE
Edição de Hoje
SINTONIZE

ENQUETE
Voc concorda com a alterao do horrio de funcionamento de estabelecimentos comerciais e at mesmo da Prefeitura em decorrncia dos jogos da Seleo na Copa do Mundo?





JM FORUM
Voc acredita na briga de faces criminosas como motivao para as recorrentes mortes de detentos na penitenciria de Uberaba?
Comentar


AS EMPRESAS DO GRUPO JM DE COMUNICAÇÃO
JM Magazine JM Online JM JM Extra JM Rádio Vitória
Todos os direitos reservados ao Jornal da Manhã © 2018