Publicidade Rdio JM
Canais Facebook Twitter RSS RSS
Play Store App Store Estúdio Ao vivo
EDIÇÕES ANTERIORES:
 | 
BUSCA:     

 
ARTICULISTAS
Tamanho do texto: A A A A
Dom Paulo Mendes Peixoto - 19/10/2013

A esperana

Compartilhar:

A esperança é uma marca indelével em nosso coração, que nos leva a aspirar por felicidade, dando sentido verdadeiro para a vida. Não ter esperança é perder o sentido da vida e corroer a essência do existir com as atitudes do desespero. O desânimo pode endurecer nossos sentimentos e é um caminho seguro para terminar no desastre da vida, que pode chegar até o suicídio.

A oração é a força para quem busca fortalecer sua esperança em Deus, indicando relacionamento com o Altíssimo. Acontece aí uma retomada de ânimo, de objetivos e de visão confiante no futuro. Espera quem insiste, como alguém que pleiteia direitos diante do juiz, conseguindo convencê-lo através da pertinência, da insistência e de cobrança.

Como anda a esperança do brasileiro? O envolvimento com a cultura do desespero é constante. A violência por todos os lados reflete insegurança. E o momento dos conchavos políticos revela futuro promissor, ou a história vai ser sempre a mesma? Será que podemos esperar por um país mais humano, digno e de confiança?

Não podemos prender os olhos nas tragédias da vida. Cada desgraça pode causar desânimo e desestímulo para a pessoa agir. Mesmo assim é importante contemplar a beleza da vida que enfrenta os desafios da esperança. É fundamental o desejo de continuar defendendo a vida na sua plenitude.

A esperança deve dar sabor para a vida, coragem para a luta e determinação para vencer. Perder a capacidade de sonhar é não entender as palavras de Paulo: “A esperança não decepciona” (Rm 5, 5). Não é qualquer esperança, como aquela só de ilusões e falsas promessas, mas que seja fundamentada nos princípios da vida.

A verdadeira esperança vem de Deus, daquele que pode fazer das realidades inseguras um caminho de realização plena, ainda na terra, e a dimensão da eternidade feliz. Essa esperança cresce na medida de nossa confiança em Deus e na realização de seu projeto de vida na terra. Na eternidade não haverá mais esperança, porque a vida será toda no amor total de Deus.

 

(*) Arcebispo de Uberaba




San Marco - 16maio
EDIÇÃO DE HOJE
Edição de Hoje
SINTONIZE

ENQUETE
Voc concorda com a alterao do horrio de funcionamento de estabelecimentos comerciais e at mesmo da Prefeitura em decorrncia dos jogos da Seleo na Copa do Mundo?





JM FORUM
Voc acredita na briga de faces criminosas como motivao para as recorrentes mortes de detentos na penitenciria de Uberaba?
Comentar


AS EMPRESAS DO GRUPO JM DE COMUNICAÇÃO
JM Magazine JM Online JM JM Extra JM Rádio Vitória
Todos os direitos reservados ao Jornal da Manhã © 2018