JM Online

Jornal da Manhã 46 anos

Uberaba, 14 de agosto de 2018 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

ARTICULISTAS

Vida nas redes sociais

Como seres sociáveis que somos, temos nos sentido

Por Eliana Barbosa. Última atualização: 27/09/2013 - 20:13:38.

Como seres sociáveis que somos, temos nos sentido mais alegres e integrados ao mundo, com os variados recursos oferecidos pela Internet, em especial as redes sociais – Facebook, Twitter, Instagram, Orkut e tantas outras... Mas, como tudo na vida, é preciso sensatez no uso dessas ferramentas de relacionamentos, para que você não se exponha ao ridículo ou mesmo à maldade dos outros.

 Veja, então, 7 dicas para você participar das redes sociais, de forma saudável e segura:

 1.    Defina por que motivo você está se associando a cada rede social: Rever amigos antigos? Familiares? Fazer novas amizades e até encontrar um amor? Divulgar seu trabalho? Ao determinar sua intenção, fica mais claro para você como configurar a privacidade de seu perfil.

2.    Se for para trabalho, por exemplo, não misture vida pessoal, família, passeios, encontros, nada que possa comprometer sua imagem profissional. Nesse caso, use as redes sociais para falar de temas relacionados à sua profissão.

3.    Se for para encontrar novos amigos ou um parceiro afetivo, seja bem seletivo e não aceite em seu grupo pessoas debochadas, pessimistas ou rancorosas. Aproveite para atrair para sua vida gente do bem!

4.    Evite expor sua vida amorosa, mesmo que seu círculo de amigos seja realmente de pessoas que você conhece. Quando você ostenta – amor, viagens, riqueza – corre o risco de despertar as pesadas energias da inveja, que podem vir até daqueles de sua convivência. Então, seja mais discreto e nada de declarações de amor em público!

5.    Não faça de seu perfil nas redes sociais um diário virtual, aberto e exposto para todo mundo. Evite informar onde você está no momento, o que está fazendo e o que vai fazer. Se quiser dizer isso a alguns amigos, diga por mensagens privadas, não publicamente. Muitos crimes têm acontecido por conta desta exposição exagerada.

6.    Tenha muita cautela e não acredite em tudo e todos. Existem pessoas que criam falsos perfis para vigiar os seus passos, e outras até para testar  sua amizade ou fidelidade.

7.    Enfim, use as redes sociais para aprender coisas novas, dicas que possam alavancar sua vida, e, nesse caso, compartilhe-as com seus amigos. Sem fanatismo, nem exageros!
 

(*) www.elianabarbosa.com.br

Notícias Relacionadas

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia