Publicidade Rdio JM
Canais Facebook Twitter RSS RSS
Play Store App Store Estúdio Ao vivo
EDIÇÕES ANTERIORES:
 | 
BUSCA:     

 
ARTICULISTAS
Tamanho do texto: A A A A
Dom Paulo Mendes Peixoto - 24/08/2013

Porta estreita

Compartilhar:

Em determinado momento o mestre Jesus disse: “Fazei todo possível para entrar pela porta estreita” (Lc 13, 24). Esse indicativo envolve todas as pessoas, não importando seu estado de vida. O bem é filtrado num caminho de purificação, de renúncias para construir uma sociedade positiva e de felicidade duradoura. É como o ouro sacrificado no cadinho para tornar-se puro.

Falar de vocação leiga, fundamentada no batismo, é expressar um caminho de cruz, de enfrentamento, passando por portas estreitas, às vezes até fechadas por uma cultura laicista e avessa aos compromissos de cunho cristão. Os catequistas, por exemplo, enfrentam dificuldades na tarefa de educar seus catequizados na vida de fé e nos compromissos com a comunidade.

Cada pessoa deve se sentir convocada para fazer o bem na construção da sociedade. Tem que enfrentar dissabores, indo na contramão de uma mentalidade imediatista, globalizada e marcadamente individualista. É sempre uma história de portas estreitas e causadora de desânimo. Mas é preciso “firmar as mãos cansadas e os joelhos enfraquecidos” (Hb 12, 12).

O importante é não ficar no indiferentismo diante das exigências do mundo moderno e nem cair no desânimo destruidor de sonhos e projetos de vida. Pior ainda é ficar afogado em “gota d’água”, refém de quem não quer nada com nada. A omissão é causadora de atos irresponsáveis, deixando de fazer aquilo que não é de responsabilidade de outrem.

Com portas estreitas ou não, a vida é identificada como dom, que precisa ser valorizado e preservado sempre. É questão de dignidade, de respeito e de abertura para a conquista da felicidade. É feliz quem defende a vida em todas as suas dimensões, não importando o tipo de pessoa. Em direito de dignidade, todos somos iguais.

A natureza criada existe, tendo como objetivo a vida humana com sua especificidade em relação às outras criaturas. Ela leva consigo uma dimensão de transcendência, conseguindo sua plenitude de realização no amor eterno de Deus. Amor que é fruto de trabalho, de sofrimento, de polimento e de portas estreitas. 

(*) Arcebispo de Uberaba




San Marco
EDIÇÃO DE HOJE
Edição de Hoje
RIVER AUTOPEAS
SINTONIZE

ENQUETE
Apesar de a PMU descartar surto de meningite na cidade, h aumento significativo no nmero de casos. A vacinao a forma mais eficaz de preveno. Voc est com a imunizao em dia?







JM FORUM
Aps pedidos de moradores e vereadores, o albergue municipal vai se mudar do Boa Vista para a av. Orlando R. Cunha. Na sua opinio, a mudana positiva?
Comentar


AS EMPRESAS DO GRUPO JM DE COMUNICAÇÃO
JM Magazine JM Online JM JM Extra JM Rádio Vitória
Todos os direitos reservados ao Jornal da Manhã © 2018