Publicidade Rdio JM
Canais Facebook Twitter RSS RSS
Play Store App Store Estúdio Ao vivo
EDIÇÕES ANTERIORES:
 | 
BUSCA:     

 
ARTICULISTAS
Tamanho do texto: A A A A
Dom Paulo Mendes Peixoto - 27/04/2013

O mandamento novo

Compartilhar:

Toda sociedade, por ser formada de pessoas humanas, necessita de normas e de leis para sua condução, mas o verdadeiro estatuto de comunidade cristã é o amor. Ele deve estar acima de qualquer regra, superando todo tipo de autoritarismo, orgulho próprio e atos de exploração. Quem ama consegue conviver e construir uma cultura de justiça e paz.

O verdadeiro amor chega a ultrapassar os limites humanos e passa a ter dimensão de fé e de esperança. Quem assim age, vive num espaço sagrado, porque é o espaço de Deus. Foi Ele quem nos amou primeiro, dando-nos a capacidade para um amor sobrenatural, acima de um amor apenas no nível humano.

Deus se faz presente onde tudo é feito por amor. Sua presença transforma tudo, porque passa a reinar a verdade e a fraternidade. De forma utópica, podemos dizer que “o mandamento novo” constitui um “novo céu e uma nova terra”, onde as pessoas conseguem viver com dignidade e respeito.

A traição é contra o amor e contra a vida. Foi o que aconteceu com Judas, vendendo Jesus por dinheiro. Negociar a vida, como tem acontecido muito nos últimos tempos, é agir contra o mandamento novo. É ir contra o amor doação e que respeita a liberdade das pessoas no seu próprio ser.

Amar é ter atitude de serviço, de voluntariado e de desprendimento. É como a semente lançada na terra, que se sacrifica e morre para, dali, nascer a vida. Ou como a vela que se consome para iluminar o ambiente. Hoje isto significa “ir contra a maré” da nova cultura e das ideologias capitalistas dominantes.

Temos que lutar por uma nova ordem social, caracterizada pela não exclusão, que leva em conta o respeito aos direitos e deveres dos cidadãos. A preocupação maior deve ser o servir e não o ser servido. As dificuldades não devem ser motivo de queda e desânimo. Por isto não podemos agir com superficialidade, sem compromisso real com a vida. É necessário fidelidade ao mandamento novo do amor.

 

(*) Arcebispo de Uberaba




San Marco - 16maio
EDIÇÃO DE HOJE
Edição de Hoje
SINTONIZE

ENQUETE
Voc concorda com a alterao do horrio de funcionamento de estabelecimentos comerciais e at mesmo da Prefeitura em decorrncia dos jogos da Seleo na Copa do Mundo?





JM FORUM
Voc acredita na briga de faces criminosas como motivao para as recorrentes mortes de detentos na penitenciria de Uberaba?
Comentar


AS EMPRESAS DO GRUPO JM DE COMUNICAÇÃO
JM Magazine JM Online JM JM Extra JM Rádio Vitória
Todos os direitos reservados ao Jornal da Manhã © 2018