Publicidade Rdio JM
Canais Facebook Twitter RSS RSS
Play Store App Store Estúdio Ao vivo
EDIÇÕES ANTERIORES:
 | 
BUSCA:     

 
ARTICULISTAS
Tamanho do texto: A A A A
Eliana Barbosa - 26/04/2013

Reconhecendo os prprios erros

Compartilhar:

Uma das maneiras de avaliar se a sua autoestima é boa é através da sua capacidade de reconhecer os próprios erros, desculpar-se e seguir adiante.

Sim, reconhecer que errou é uma grande virtude. Na verdade, só não erra quem nunca faz nada, os covardes, aqueles que ao invés de enfrentarem o jogo da vida, preferem ficar na plateia - uns aplaudindo, outros vaiando.

Então, o que fazer com os erros que você cometeu?

• Assumir seus erros é o primeiro passo. Tire essa “capa” de orgulho, e aceite que acertar, mas também errar faz parte da natureza humana. Claro que errando é uma forma de acordar para a vida pela dor, algo que devemos evitar, mas se isso aconteceu com você, é hora de encarar!

• Busque reparar os seus erros. Como? Comece desculpando-se com as pessoas afetadas por estes desacertos. Se o maior prejudicado foi você mesmo, perdoe-se e comprometa-se a não errar mais nessa questão.

• Cuidado com a culpa – sentimento necessário para a reparação, mas improdutivo se for usado apenas como remorso, que acaba atraindo a autopunição. Se você começar a se punir, mesmo de forma inconsciente, doenças, acidentes e insucessos (nas relações, no trabalho e no campo financeiro) começarão a se manifestar.

• Veja seus erros ou fracassos como um processo de aprendizado. Claro que é muito mais agradável aprender sem errar, mas se você souber tirar lições das más escolhas, isso lhe trará experiência e sabedoria.

• Não lamente pelos erros que já cometeu, mas, sobretudo, comprometa-se a ser mais sensato em suas decisões, daqui para frente, ciente de que a vida não é uma coincidência e sim consequência daquilo que você plantou. 

• Muito cuidado com a pretensão de achar que nunca mais vai errar. Faça o melhor que puder, mas sempre atento aos possíveis erros que podem acontecer.

• E, finalizando, lembre-se: o maior erro é deixar de agir com medo de errar!

 

(*) www.elianabarbosa.com.br




San Marco - 16maio
EDIÇÃO DE HOJE
Edição de Hoje
SINTONIZE

ENQUETE
Voc concorda com a alterao do horrio de funcionamento de estabelecimentos comerciais e at mesmo da Prefeitura em decorrncia dos jogos da Seleo na Copa do Mundo?





JM FORUM
Voc acredita na briga de faces criminosas como motivao para as recorrentes mortes de detentos na penitenciria de Uberaba?
Comentar


AS EMPRESAS DO GRUPO JM DE COMUNICAÇÃO
JM Magazine JM Online JM JM Extra JM Rádio Vitória
Todos os direitos reservados ao Jornal da Manhã © 2018