JM Online

Jornal da Manhã 46 anos

Uberaba, 23 de outubro de 2018 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

ARTICULISTAS

Estresse sob controle

Todos sabemos que o estresse em excesso é prejudicial à saúde, mas é importante saber também...

- Por Eliana Barbosa Última atualização: 15/02/2013 - 08:39:47.

Todos sabemos que o estresse em excesso é prejudicial à saúde, mas é importante saber também que existe o lado bom do estresse. Pesquisas recentes têm demonstrado que, em pequenas doses, o estresse pode melhorar nosso sistema imunológico, evitando doenças, bem como aguçar nossa memória.
Então, o segredo da saúde e do bem-estar é manter seu estresse equilibrado, porque com pouco estresse você fica desmotivado e entediado, e com muito estresse você se torna doente e ranzinza.
Veja como equilibrar seu “termômetro do estresse”: 
l  Tenha amigos, afetos, ou mesmo um animal de estimação. Esse contato estimula a produção de oxitocina – o “hormônio do abraço” –, capaz de combater o cortisol, que é o hormônio do estresse.
l  Evite horários apertados para seus compromissos. Saia sempre com antecedência, para não correr o risco de se estressar com o trânsito e possíveis atrasos.
l  Pare de cobrar perfeição de si mesmo e dos outros.
l  Cultive a espiritualidade, que lhe trará paz de consciência e novo sentido para sua vida.
l  Seja mais sincero com você e, quando for necessário, diga “não” aos outros, sem se sentir culpado. Pare de “engolir sapos!”
l  A cada cinquenta minutos de trabalho contínuo, pare ao menos cinco para fazer respirações profundas, alongamentos e exercícios com seus olhos.
l  Faça exercícios físicos regularmente – seu corpo e sua mente irão agradecer-lhe!
l  Pesquisadores japoneses descobriram que o aroma de lavanda reduz o estresse, por isso dê umas lufadas de lavanda no seu ambiente de trabalho ou use uma loção quando se sentir sobrecarregado.
l  Ao dirigir, procure ouvir audiolivros edificantes ou músicas cuja letra o inspirem de forma positiva.
l  Antes de dormir, evite leituras e programas de TV que sejam agitados ou negativos, porque sua mente vai trabalhar a noite toda com o que você vivenciar nos 20 minutos antes de adormecer.
l  Procure ver seus problemas de forma mais distante, como se os tivesse avistando de um helicóptero, ou como se pertencessem a outra pessoa, a quem você vai dar conselhos para solucioná-los. Dessa forma, sua criatividade e intuição funcionarão muito melhor.

Leia mais