JM Online

Jornal da Manhã 46 anos

Uberaba, 19 de outubro de 2018 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

ARTICULISTAS

Amizades tóxicas

Você já passou por uma decepção com um amigo?

- Por Eliana Barbosa Última atualização: 27/07/2012 - 20:42:03.

Você já passou por uma decepção com um amigo? Sentiu-se vivendo uma amizade unilateral – onde só você ouvia, aconselhava e estimulava? Pois saiba que as decepções só ocorrem quando colocamos expectativas maiores nos outros do que em nós mesmos.

Para que isso não mais aconteça com você, esteja preparado para identificar e confrontar aqueles relacionamentos que são nocivos em sua vida e, então, poder  dedicar sua afeição a quem a mereça. Eis algumas pistas de amizades tóxicas:

• Seu amigo consome suas energias, de forma óbvia ou sutil, ao invés de ser combustível para seu crescimento? Ele age com egoísmo? A verdadeira amizade consiste em reciprocidade e compartilhamento.

• Ele só quer falar de si, dos próprios problemas e alegrias? Manter essa relação é alimentar o individualismo dessa pessoa.

• Ele é negativo, e quando sai de perto de você deixa uma energia pesada e triste no ambiente? Cuidado: pessimismo pode contagiar!

• Aquele que você considera amigo faz tudo para colocá-lo para baixo, criticando-o e depreciando-o? Afaste-se dele, porque isso é sinal de prepotência e falta de caridade,  e sua saúde pode ser prejudicada quando você suporta esses desaforos.  

• Ele é alguém que tem o hábito de culpar os outros por seus problemas? Ah, então se prepare, porque ele vai descarregar em você responsabilidades que não lhe pertencem.

• É uma pessoa que não aceita ouvir um “não” como resposta? Mau sinal – ele provavelmente é manipulador e utiliza de chantagens emocionais para conseguir o que quer.

• Ele mente para os outros? Pois, então, não confie na sinceridade das palavras dele. Por que ele agiria diferente com você?

• Ele gosta de fazer fofocas? Fique alerta: se ele fala mal dos outros, vai falar mal  também de você.

• É alguém que não lhe permite se expressar, sempre interrompendo suas ideias e palavras? Ah, por que você ainda insiste em dizer que isso é amizade? Definitivamente, não é!

Por isso, antes de se envolver com qualquer pessoa, em busca de amizade, seja você seu melhor amigo, confidente, companheiro. Quando você se trata bem, fica muito mais fácil escolher para sua vida pessoas que também vão lhe tratar com o respeito e a atenção que você merece. E daqui para frente entenda que o segredo para você não se decepcionar em suas amizades é parar de esperar das pessoas aquilo que elas ainda não são capazes de oferecer. Seja amigo e generoso, faça sua parte, porém, jamais permita que alguém o faça se sentir inferior e desconfortável.

 

(*) palestrante; apresentadora de TV e rádio e  autora de livros motivacionais
www.elianabarbosa.com.br

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia