JM Online

Jornal da Manhã 46 anos

Uberaba, 19 de agosto de 2018 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

ARTICULISTAS

Você é um bom líder?

Liderança é uma habilidade humana primordial para o sucesso não só profissional

- Por Eliana Barbosa Última atualização: 21/10/2011 - 21:46:05.

Liderança é uma habilidade humana primordial para o sucesso não só profissional, mas também pessoal. Provavelmente você já percebeu que sem liderança efetiva nada prospera – nem um país, nem famílias, nem empresas.

O que vejo como ideal é cada pessoa se preparar para ser líder, em qualquer contexto, e este preparo só acontece quando ela aprende a ser líder de si mesma.

Liderar a si mesmo é assumir o leme da sua vida, sem desculpas, vitimização ou reclamações, e, também sem expectativas tolas em relação aos outros. Quem sabe liderar a si próprio está no comando de suas escolhas e tem autoconfiança suficiente para encarar desafios e enfrentar os naturais tropeços da vida.

A partir do momento em que você vivencia esta “autoliderança” plena, você se torna realmente preparado para liderar outras pessoas.

Liderar é saber conviver, conquistando a cooperação dos liderados; e somente o líder que se valoriza e se aprecia é capaz, com seu carisma, de conseguir arrebanhar uma “multidão de fãs”, que se sentem recompensados em trabalhar com alguém tão incentivador, entusiasmado e confiante – exemplo para todos que lhe rodeiam.

Portanto, mesmo que hoje, na vida profissional, você ainda não esteja em uma posição de liderança, comece a treinar o líder que existe dentro de você, aprimorando sua autoestima, sua assertividade (dizer “sim” quando for “sim” e “não”, quando for preciso, sem culpas), e exercitando a sua capacidade de se relacionar melhor.

O segredo da liderança que gera produtividade, bom ambiente e convivência sadia, seja na vida familiar ou no trabalho é, antes de tudo, ser líder de si mesmo!

Como diz o autor norte-americano William Hybels: “A autoliderança é a habilidade de o líder navegar pelos altos e baixos do ministério. É a capacidade de superar o desânimo pessoal, manter o equilíbrio em meio à crise, dominar o ego constantemente e manter o foco na missão. É a disciplina de continuamente perguntar-se: ‘Tenho certeza do meu chamado?’; ‘minha visão está clara?’; ‘minha paixão é ardente?’. Não se permita correr o perigo por não ter separado um tempo para se recompor, colocar as coisas no lugar, descansar, fazer um retiro espiritual e renovar a alma.”



(*) palestrante; apresentadora de TV e rádio e  autora de livros motivacionais
 
www.elianabarbosa.com.br

Notícias Relacionadas

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia