Publicidade Rdio JM
Canais Facebook Twitter RSS RSS
Play Store App Store Estúdio Ao vivo
EDIÇÕES ANTERIORES:
 | 
BUSCA:     

 
ARTICULISTAS
Tamanho do texto: A A A A
Eliana Barbosa - 17/06/2011

Alimente o que voc tem de melhor

Compartilhar:

Às vezes sou questionada sobre o que acontece com pessoas tão inteligentes e capazes que, aparentemente, têm tudo na vida, mas que na realidade não se realizam, não se encontram, não se satisfazem.  Minha resposta é sempre a mesma: ou são pessoas cheias de culpa – que inconscientemente sabotam o próprio sucesso, ou a arrogância as dominou, trazendo-lhes como companhia o egoísmo, a tola vaidade e, consequentemente, a solidão. Isso é triste, mas é muito comum.

 Por isso, a importância de se ensinar a todos, desde a infância, o valor da prudência nas atitudes e nas palavras, para que não venham a se arrepender depois de atos e ofensas que poderiam ter evitado. Remorso é um sentimento limitador, que pode impedir as pessoas de construírem uma vida mais alegre e próspera, porque elas se sentem em dívida com aqueles a quem magoaram ou “pisaram” no passado.

Sabendo disso, procure viver sua vida de forma que você não se arrependa mais tarde. Nunca deixe para depois uma declaração de amor, um elogio, um abraço carinhoso. Mas se seu impulso for de uma palavra ofensiva, de desprezo ou de agressão, então pense, respire fundo e conte até dez, antes de despejar sua ira nas outras pessoas, porque relacionamentos são como cristais, que, a cada rachadura, perdem mais seu valor.

Só depende de você controlar sua impulsividade e nutrir mais dentro de si a doçura e o encanto de viver e conviver.   

Conta uma lenda antiga que certo dia, um avô índio colocou o neto em seu colo e lhe disse: “Sabia que dentro de mim moram dois lobos?” O menino, sem entender muito bem, pediu-lhe explicações, e o avô respondeu: “Sim, meu netinho. Um lobo é horrível, cheio de raiva. Mesmo as pequeninas coisas o lançam num ataque de ira! Ele briga com todos, o tempo todo, sem qualquer motivo. Ele não pode pensar porque sua raiva e seu ódio são muito grandes. É uma raiva inútil, pois sua raiva não irá mudar coisa alguma! Mas ele é assim...”  O garoto, curioso, quis saber do outro lobo e o avô continuou: “Ah... o outro lobo é bom e não magoa. Vive em harmonia com todos ao redor dele e não se ofende com as palavras amargas dos outros. Ele só lutará quando for certo fazer isto, e da maneira correta.  O problema é que é difícil conviver com estes dois lobos ao mesmo tempo, pois ambos tentam dominar meu espírito. É uma luta constante dentro de mim...” E o neto, curioso, perguntou: “E qual deles vence, vovô?” O avô sorriu e respondeu baixinho: “Ah, meu netinho, vence aquele que eu mais alimento!”

 

(*) Consultora em Desenvolvimento Humano,  articulista de jornais e de revistas de circulação nacional, autora dos livros “ACORDANDO PARA A VIDA – Lições para sua transformação Interior” e “O ENIGMA DA BOTA – Enfrentando a sucessão empresarial com equilíbrio e sabedoria” ( ambos da Novo Século Editora),  produtora e apresentadora de programas motivacionais em TV e rádio, e ministra  palestras e cursos transformacionais sobre desenvolvimento pessoal e profissional. Conheça melhor as suas atividades profissionais no site www.elianabarbosa.com.br. Para assistir ao seu programa de TV na Internet, chamado BEM VIVER, acesse o site www.showtv.com.br  (no menu, clique em Programas e, depois, clique em BEM VIVER). Contato: elianaconsultora@terra.com.br 




San Marco - 16maio
EDIÇÃO DE HOJE
Edição de Hoje
SINTONIZE

ENQUETE
Voc concorda com a alterao do horrio de funcionamento de estabelecimentos comerciais e at mesmo da Prefeitura em decorrncia dos jogos da Seleo na Copa do Mundo?





JM FORUM
Voc acredita na briga de faces criminosas como motivao para as recorrentes mortes de detentos na penitenciria de Uberaba?
Comentar


AS EMPRESAS DO GRUPO JM DE COMUNICAÇÃO
JM Magazine JM Online JM JM Extra JM Rádio Vitória
Todos os direitos reservados ao Jornal da Manhã © 2018