Publicidade Rdio JM
Canais Facebook Twitter RSS RSS
Play Store App Store Estúdio Ao vivo
EDIÇÕES ANTERIORES:
 | 
BUSCA:     

 
ARTICULISTAS
Tamanho do texto: A A A A
Eliana Barbosa - 13/05/2011

Autoestima na idade da sabedoria

Compartilhar:

A autoestima é um sentimento de extrema importância em qualquer estágio da vida humana, entretanto, a meu ver, a fase em que é mais necessário que ela seja reforçada é na terceira idade, quando, ao lado do acúmulo de preciosas experiências vividas, aparecem também a insegurança social, uma fragilidade emocional e o medo das doenças. É fundamental que a pessoa, nesta sagrada etapa da vida, combata a angústia e o pessimismo, exercitando a autoconfiança através de novas amizades e aprendizagens, cultivando a religiosidade e, com o máximo de independência que puder, busque ser feliz sem cobrar gratidão ou atenção dos que a cercam.

Gosto muito quando pessoas otimistas da terceira idade dizem: “Ah, eu sou da feliz idade” ou “Eu estou na melhor idade”, porque isso demonstra a sua autovalorização, ou seja, uma autoestima elevada. É neste ponto que o idoso começa a perceber que pode sim desfrutar de momentos mágicos depois dos sessenta anos, quando já tem maturidade suficiente para não se deixar levar por ilusões e coragem bastante para assumir o seu próprio querer – falar o que quiser, dizer “sim” ou “não” quando bem entender e ser mais autêntico, sem se preocupar tanto com a opinião alheia.

E a pessoa que vai envelhecendo com a sua autoestima abastecida é alguém com alta capacidade de aceitação, que não tem vergonha de falar a sua idade e nem de assumir as suas naturais limitações físicas.

Ter a autoestima preservada na “idade da sabedoria” leva a pessoa a buscar a sua atualização, não temer as mudanças necessárias e cuidar com carinho especial de sua saúde, através de exercícios físicos regulares, alimentação balanceada, sono e descanso equilibrados e não ter nenhum constrangimento em procurar os geriatras – médicos especializados no cuidado com o idoso, preparados para apoiá-lo.

No processo do envelhecer, autoestima é fundamental, porque, embora o corpo possa estar cansado com o peso dos anos, o espírito pode e deve manter-se alegre e jovial, para sempre!

 

(*) Palestrante; apresentadora de TV e rádio e autora de livros motivacionais
www.elianabarbosa.com.br




San Marco - 16maio
EDIÇÃO DE HOJE
Edição de Hoje
SINTONIZE

ENQUETE
Voc concorda com a alterao do horrio de funcionamento de estabelecimentos comerciais e at mesmo da Prefeitura em decorrncia dos jogos da Seleo na Copa do Mundo?





JM FORUM
Voc acredita na briga de faces criminosas como motivao para as recorrentes mortes de detentos na penitenciria de Uberaba?
Comentar


AS EMPRESAS DO GRUPO JM DE COMUNICAÇÃO
JM Magazine JM Online JM JM Extra JM Rádio Vitória
Todos os direitos reservados ao Jornal da Manhã © 2018