Publicidade Rdio JM
Canais Facebook Twitter RSS RSS
Play Store App Store Estúdio Ao vivo
EDIÇÕES ANTERIORES:
 | 
BUSCA:     

 
ARTICULISTAS
Tamanho do texto: A A A A
Joo Eurpedes Sabino - 11/02/2011

O resgate da Gameleira

Compartilhar:

Vejo que Uberaba parece estar entrando em nova fase. A preservação da memória dá sintomas de que uma injeção de impacto em suas veias está em curso. O restauro do antigo prédio da Estação Mojiana transformando-o em reduto da nossa cultura, será a definitiva colocação de um sonho sobre os trilhos. Não haverá viagem mais saudável!

Outras gestões se iniciam e devemos reconhecer que as propostas do vereador Luiz Humberto Dutra, presidente da nossa Câmara Municipal, voltadas ao resgate do passado uberabense são também louváveis. No dia 09/02/11 tivemos a apresentação do excelente projeto Memória Viva na sede do Arquivo Público Municipal.

Tocou-me apresentar o Projeto de Resgate Histórico da inesquecível árvore gameleira que na década de setenta vimos desaparecer na Pça. Afonso Pena. Guido Bilharinho, que sabe tudo sobre a extinta árvore, avalizou a ideia e Lélia Bruno Sabino a estendeu propondo que a atual concha acústica ali existente acolha o Memorial da Gameleira. Uma nova árvore da mesma espécie será plantada na praça e o acadêmico Jorge Alberto Nabut, menino que ali viveu, redigirá um texto histórico que constará de uma placa metálica, em alto relevo. O local devidamente resguardado será ponto cultural de referência. Por ali passaram os nossos ancestrais e essa importante página da história estava quase apagada.

Quem não tem compromisso com o passado, corre o risco de não ser recordado com saudade no futuro. Daí porque vejo com respeito absoluto aos que preservam a memória em qualquer sentido. Exemplo vivo desses respeitáveis, é o amigo memorialista João Antônio Speridião, cujo acervo multidirecional que detém merece e deve ser perenizado o quanto antes. Ele conhece a história da Gameleira e revelou-me que apóia o seu regate.

Não esperemos que outros resgatem ou escrevam a nossa história; isso cabe a nós. O hoje passa despercebido e amanhã se apaga irremediavelmente se não o registramos. Já estou com saudade da reunião de 09/02/2011, onde desenhei a planta da sala, demarquei as pessoas em seus lugares e colhi delas as respectivas assinaturas.

Guido Bilharinho dá a vida para resgatar a história e eu, para vê-la registrada...

 

(*) presidente do Fórum Permanente dos Articulistas de Uberaba e Região; membro da Academia de Letras do Triângulo Mineiro
forumarticulistas@hotmail.com




EDIÇÃO DE HOJE
Edição de Hoje

ENQUETE
Publicado decreto de n 1.083/2017, que tem durao de 30 dias, que vai multar quem desperdiar gua em Uberaba. Voc concorda com a medida?




JM FORUM
Operao do Comando de Operaes Especiais do Sistema Prisional (Cope) na penitenciria Professor Aluzio Igncio de Oliveira visa coibir atuao do PCC na unidade. Na sua opinio, a atuao se faz necessria e eficaz?
Comentar


AS EMPRESAS DO GRUPO JM DE COMUNICAÇÃO
JM Magazine JM Online JM JM Extra JM Rádio Vitória
Todos os direitos reservados ao Jornal da Manhã © 2017