Publicidade Rdio JM
Canais Facebook Twitter RSS RSS
Play Store App Store Estúdio Ao vivo
EDIÇÕES ANTERIORES:
 | 
BUSCA:     

 
ARTICULISTAS
Tamanho do texto: A A A A
Joo Eurpedes Sabino - 11/02/2011

O resgate da Gameleira

Compartilhar:

Vejo que Uberaba parece estar entrando em nova fase. A preservação da memória dá sintomas de que uma injeção de impacto em suas veias está em curso. O restauro do antigo prédio da Estação Mojiana transformando-o em reduto da nossa cultura, será a definitiva colocação de um sonho sobre os trilhos. Não haverá viagem mais saudável!

Outras gestões se iniciam e devemos reconhecer que as propostas do vereador Luiz Humberto Dutra, presidente da nossa Câmara Municipal, voltadas ao resgate do passado uberabense são também louváveis. No dia 09/02/11 tivemos a apresentação do excelente projeto Memória Viva na sede do Arquivo Público Municipal.

Tocou-me apresentar o Projeto de Resgate Histórico da inesquecível árvore gameleira que na década de setenta vimos desaparecer na Pça. Afonso Pena. Guido Bilharinho, que sabe tudo sobre a extinta árvore, avalizou a ideia e Lélia Bruno Sabino a estendeu propondo que a atual concha acústica ali existente acolha o Memorial da Gameleira. Uma nova árvore da mesma espécie será plantada na praça e o acadêmico Jorge Alberto Nabut, menino que ali viveu, redigirá um texto histórico que constará de uma placa metálica, em alto relevo. O local devidamente resguardado será ponto cultural de referência. Por ali passaram os nossos ancestrais e essa importante página da história estava quase apagada.

Quem não tem compromisso com o passado, corre o risco de não ser recordado com saudade no futuro. Daí porque vejo com respeito absoluto aos que preservam a memória em qualquer sentido. Exemplo vivo desses respeitáveis, é o amigo memorialista João Antônio Speridião, cujo acervo multidirecional que detém merece e deve ser perenizado o quanto antes. Ele conhece a história da Gameleira e revelou-me que apóia o seu regate.

Não esperemos que outros resgatem ou escrevam a nossa história; isso cabe a nós. O hoje passa despercebido e amanhã se apaga irremediavelmente se não o registramos. Já estou com saudade da reunião de 09/02/2011, onde desenhei a planta da sala, demarquei as pessoas em seus lugares e colhi delas as respectivas assinaturas.

Guido Bilharinho dá a vida para resgatar a história e eu, para vê-la registrada...

 

(*) presidente do Fórum Permanente dos Articulistas de Uberaba e Região; membro da Academia de Letras do Triângulo Mineiro
forumarticulistas@hotmail.com




Boulevard Mall Edson Prata - novo
EDIÇÃO DE HOJE
Edição de Hoje

ENQUETE
Durante o inverno, normalmente as aes de combate ao Aedes aegypti perdem fora. Voc continua fazendo a sua parte?







JM FORUM
Durante o inverno, normalmente as aes de combate ao Aedes aegypti perdem fora. Voc continua fazendo a sua parte?Uberaba est de volta ao Mapa de Turismo de Minas Gerais. Na sua opinio, a conquista trar benefcios ao municpio?
Comentar


AS EMPRESAS DO GRUPO JM DE COMUNICAÇÃO
JM Magazine JM Online JM JM Extra JM Rádio Vitória
Todos os direitos reservados ao Jornal da Manhã © 2017