Publicidade Rdio JM
Canais Facebook Twitter RSS RSS
Play Store App Store Estúdio Ao vivo
EDIÇÕES ANTERIORES:
 | 
BUSCA:     

 
ARTICULISTAS
Tamanho do texto: A A A A
Marcos Vincius Zani - 05/09/2010

Na prtica diferente

Compartilhar:

Essa tem sido uma das frases preferidas dos intelectuais, revolucionários e leigos. Protagonistas que desafiam a teoria através de um novo pensar ou fazer. Mas quem está certo? A teoria ou a prática? Eu não me atreveria a responder, porque elas não se opõem, simplesmente se completam e não há uma resposta tão simples quanto parece. Aliás, o caminho mais sublime e útil é questioná-la e não esgotá-la. Caso contrário, colocaríamos um fim em nossa própria evolução.

Então, lembro-me agora de relatos confusos que exprimem a ideia do nosso título: “Na prática é diferente”. Alguns, pouco informados, utilizam esse argumento como método para exaltar seu construir original, por mais que estejam errados. Ou seja, não podemos reduzir ao nada a teoria, pela ignorância de desconhecê-la. A teoria nada mais é do que a observação e análise do fato, da realidade, da prática, levantando hipóteses baseadas em avaliações e não em alucinações.

Desprezar
o poder da teoria e exaltar, cegamente, o da prática, é pôr um ponto final no progresso. Embora haja erros e acertos em teorias e práticas, temos que nos esquivar das intuições equivocadas de que toda originalidade e prática são adequadas. O melhor método não é o que se pratica, necessariamente. Em inúmeros casos, esse é o grande problema. E somente valiosas observações teóricas conclusivas poderiam propor um fazer diferente e mais eficaz.  

 

(*) publicitário, professor universitário, palestrante e consultor empresarial de Comunicação, Propaganda e Marketing
marcos.zani@gmail.com




EDIÇÃO DE HOJE
Edição de Hoje

ENQUETE
As guias para o pagamento do IPTU e taxa de coleta j esto disponveis para impresso, com escalonamento de descontos a quem quiser pagar vista. Como voc pretende quitar o tributo?






JM FORUM
Os comentrios aqui expostos no representam a opinio do Jornal da Manh O contedo de inteira e exclusiva responsabilidade de seu autor As mensagens com contedo depreciativo a qualquer pessoa e/ou empresa no sero divulgadas Os comentrios aqui expostos devero incluir Nome Completo, Bairro e Telefone se possvelVoc acredita que a troca de comando na Polcia Militar em Uberaba reacende a expectativa em diminuir os ndices de criminalidade na cidade e regio?
Comentar


AS EMPRESAS DO GRUPO JM DE COMUNICAÇÃO
JM Magazine JM Online JM JM Extra JM Rádio Vitória
Todos os direitos reservados ao Jornal da Manhã © 2018