JM Online

Jornal da Manhã 46 anos

Uberaba, 13 de novembro de 2018 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

ARTICULISTAS

Consciência política!

A demanda voltada para o fortalecimento da consciência política começa por aquele olhar renovado, vivificador, estimulador de todos os eleitores

- Por Diógenes Pereira da Silva Última atualização: 19/07/2010 - 23:26:33.

A demanda voltada para o fortalecimento da consciência política começa por aquele olhar renovado, vivificador, estimulador de todos os eleitores sobre todos os políticos, que compactuam o pleito eleitoral. Mas, efetivamente, deve configurar-se em ações concretas, consistentes e coerentes, no sentido de desmontar qualquer ação desses em desfavor da sociedade, fortalecendo a prática das cobranças de ordenações políticas em prol da sustentação de uma política séria, sem corrupção e de forma pacífica. Assim, serão com certeza efetivadas as propostas e projetos dentro dos patamares das aspirações e aceitações populares, principalmente na capacidade de realização dos compromissos para o próximo pleito eleitoral já nas próximas eleições que acontecerão em outubro 2010.

É notório que a sociedade brasileira teve crescimento de grandes proporções na visão política, o cenário político tem sido o porto seguro de uma sociedade padecida, assolada e que têm esperança de um país melhor, mais justo e equânime. Infelizmente, ainda repousa na consciência de parte da sociedade brasileira a obstinação da crença no Papai Noel. No entanto, felizmente, doações de cestas básicas e materiais de construções, não mais serão certeza de conquista de votos.

Não tenho neste o desígnio de criticar governantes do meu “Brasil Varonil”, mas tão somente evidenciar as grandes mazelas sociais brasileiras – (desigualdade social - a fome) e principalmente a corrupção, que tanto aflige e assevera na identificação dos indivíduos. A sociedade não é a mesma ingênua de outrora, isso pode causar, não só surpresas positivas no pleito político brasileiro, como podem ocorrer mudanças radicais. O povo está cansado de assistir o enriquecimento ilícito de políticos corruptos, de assistir a má administração do dinheiro público por alguns políticos.      

Hoje, na atual conjectura da política brasileira, eleitores aspiram assistir acontecimentos verdadeiros, reconstruídos pela própria política de consciência. Isso significa que, no contexto do próprio processo de desenvolvimento dos conteúdos políticos, o eleitor pode pesquisar os conceitos dos políticos sentindo-se cada vez mais seguro para participar da ação política: questionar, refutar, argumentar, analisar, decidir e exigir.

Atualmente, com o advento da informação que chega aos leitores através dos vários meios de comunicação, dá subsidio aos eleitores nas escolhas mais acertadas dos seus candidatos. Evidentemente, não pode haver generalização entre os políticos, nem aceitar ou permitir que se renovem alguns péssimos políticos, sem antes a manifestação social pacífica, caso aconteça a renovação em negativa, será ostentar a omissão em detrimento da vivência da dignidade da pessoa humana. Para se evitar tragédias como as do Rio de Janeiro, vivenciadas nos morros, nas favelas dentre outras Brasil afora, afiançadas e incentivadas por políticos, que sem visão de futuro, vivem ou viveram na procura de dogmatizar conceitos próprios, sem antes, um planejamento adequado, só com consciência política dos eleitores em representatividades de seus votos.

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia