Publicidade Rdio JM
Canais Facebook Twitter RSS RSS
Play Store App Store Estúdio Ao vivo
EDIÇÕES ANTERIORES:
 | 
BUSCA:     

 
ARTICULISTAS
Tamanho do texto: A A A A
Eliana Barbosa - 25/06/2010

Alegria sem egosmo

Compartilhar:

Em dias de Copa do Mundo, vejo, com alegria, a empolgação natural dos brasileiros pelos jogos de futebol e até como se intensifica o sentimento de patriotismo nas pessoas, neste período. Entretanto, em meio às ruidosas comemorações das vitórias, percebo, com tristeza,  o quanto falta, em muitos grupos, um comportamento de respeito ao próximo - de cidadania mesmo -, quando resolvem comemorar cada gol brasileiro utilizando fogos de artifício com estampido, numa exibição cruel de sons insuportáveis ao ouvido humano e assustadores até para os animais. Sei que existe Lei que restringe o uso de tais fogos em determinadas regiões, mas todos sabemos, também, como têm pessoas que se comprazem em transgredir as leis, como se, talvez,  isso as tornasse mais poderosas diante de si mesmas e dos outros.

Confesso para você, amigo leitor, que, ao invés de ficar exultante com os pontos que o Brasil vai conseguindo no Mundial, vou ficando mesmo é irritada com os fogos que estouram por todos os lados e me coloco no lugar das pessoas doentes nos hospitais ou em seus lares, ou das mães tentando fazer seus bebês se acalmarem, ou então, no lugar daquelas pessoas que passaram por guerras e trazem traumas de sons parecidos aos de tiros ou de bombas. Dói em mim a dor dessas pessoas e até de animais que tremem de medo ao ouvirem esses artefatos explodirem.

É preciso ensinar às crianças e jovens o combate ao egoísmo e o respeito ao próximo, e este momento atual é um bom pretexto para isso. Uma das maiores virtudes das pessoas bem sucedidas é a empatia, que consiste, justamente, em se colocar no lugar do outro, em entender a dor do outro; é  a aplicação da Regra de Ouro do sucesso e da felicidade – “Fazer aos outros aquilo que você gostaria que fosse feito a você mesmo.”

Portanto, sempre que você for comemorar, pleno de felicidade, algum momento brilhante de sua vida, pense também na felicidade do seu vizinho. Para brindar seu contentamento, você não tem que trazer tristeza ou mau humor para aqueles que lhe cercam. Por isso, cuide sempre para não ser egoísta em sua alegria, lembrando que a “Lei do Plantar e Colher” é universal e infalível.

E boa sorte para o Brasil!

 

(*) palestrante; apresentadora de TV e rádio e autora de livros motivacionais
 
www.elianabarbosa.com.br




San Marco
EDIÇÃO DE HOJE
Edição de Hoje
RIVER AUTOPEAS
SINTONIZE

ENQUETE
Apesar de a PMU descartar surto de meningite na cidade, h aumento significativo no nmero de casos. A vacinao a forma mais eficaz de preveno. Voc est com a imunizao em dia?







JM FORUM
Aps pedidos de moradores e vereadores, o albergue municipal vai se mudar do Boa Vista para a av. Orlando R. Cunha. Na sua opinio, a mudana positiva?
Comentar


AS EMPRESAS DO GRUPO JM DE COMUNICAÇÃO
JM Magazine JM Online JM JM Extra JM Rádio Vitória
Todos os direitos reservados ao Jornal da Manhã © 2018