JM Online

Jornal da Manhã 46 anos

Uberaba, 15 de novembro de 2018 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

ARTICULISTAS

Transformação interior

Na sua vida, tanto pessoal quanto profissional, um dos fatores mais importantes para a sua transformação interior é o exemplo. Você convive em família ou em seu trabalho

- Por Eliana Barbosa Última atualização: 08/01/2010 - 21:11:24.

Na sua vida, tanto pessoal quanto profissional, um dos fatores mais importantes para a sua transformação interior é o exemplo. Você convive em família ou em seu trabalho com pessoas muito diferentes de você – uns melhores, outros piores –, e você já deve saber que a igualdade de sentimentos e conhecimentos jamais existirá. Então, é preciso aprender a lidar com essas diferenças. Aqueles que são melhores que você devem servir de modelo para o tipo de pessoa ou profissional que você quer ser. Na Programação Neurolinguística (PNL), usa-se a “modelagem”, que é justamente o processo de aprender com uma pessoa comportamentos positivos (como ela pensa e como ela age) e copiá-la nisso. Ninguém dispõe de tempo suficiente para aprender todas as lições só com a própria experiência. O ideal é você ter a humildade de aprender também com a experiência alheia. Este é o verdadeiro caminho para a excelência.

Quanto àqueles que você constata que são piores do que você, em qualquer área de sua vida, use esses casos como exemplos que você não deve seguir, observe o padrão de pensamentos deles e procure ser o melhor que puder, sempre respeitando o direito dos outros de escolherem o seu próprio modo de viver.

Na vida empresarial, é a mesma coisa: temos “Líderes” e “líderes”, que, embora nos mesmos cargos e funções, atingem resultados completamente diferentes. Isto por causa do exemplo que são para os seus colaboradores. Como pode um pequeno empresário cobrar de seus funcionários mais comprometimento, se ele mesmo só aparece na sua empresa de vez em quando ou por poucas horas? Este é um exemplo de absoluta falta de interesse... E são muitos os casos de pessoas que passam uma imagem aos seus funcionários de honestidade e retidão, mas não agem assim na vida pessoal. Os exemplos falam e marcam muito mais do que as palavras.

Um grande cuidado que você deve ter para continuar sendo um bom exemplo para os outros é não se deixar contaminar por padrões negativos de pensamentos daqueles que o cercam. É muito comum ver pessoas em busca do sucesso e da prosperidade sendo boicotadas pelos seus próprios familiares ou amigos. Neste caso, é preciso muita persistência, autoconfiança e a certeza de onde se quer chegar. E mais, é preciso cuidar da sua própria transformação interior sem se preocupar em mudar os outros, porque ninguém muda ninguém. O máximo que você pode fazer é ser fonte de bons exemplos. Isto sim está em suas próprias mãos!

 

(*) palestrante; apresentadora de TV e rádio e  autora de livros motivacionais
 
www.elianabarbosa.com.br

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia