Publicidade Rdio JM
Canais Facebook Twitter RSS RSS
Play Store App Store Estúdio Ao vivo
EDIÇÕES ANTERIORES:
 | 
BUSCA:     

 
ARTICULISTAS
Tamanho do texto: A A A A
Eliana Barbosa - 06/11/2009

A arrogncia e seus efeitos

Compartilhar:

Quantos sofrimentos presenciamos neste mundo — pessoas com problemas familiares, dificuldades psicológicas, dores morais diversas — que poderiam ser evitados tão-somente com o combate acirrado da própria arrogância.

O arrogante é aquele que não aceita a própria realidade, não se permite errar — é perfeccionista — e não aceita os outros como são. É seu prazer interferir na vida alheia, ditando regras e normas que acredita serem as melhores, julgando e prejulgando todo mundo. Não aceita perder, não admite opiniões contrárias e tem enorme facilidade de se magoar com os outros.

Sua prepotência é tão grande que passa a vida pensando nos “deveria” e “tem de” — “eu deveria fazer isso...”, “você tem de agir assim...” — sempre exigente e impaciente consigo mesmo e com os outros. E como ninguém é perfeito, nem ele mesmo, decepciona-se facilmente, vivendo de mal com a vida, porque as suas idealizações dificilmente são correspondidas. Falta-lhe modéstia para aceitar a realidade da vida e compaixão para entender as imperfeições dos outros.

Engana-se quem pensa que a arrogância é um defeito só dos ricos e poderosos... Há muitas pessoas que usam uma mascarada humildade para disfarçar seu caráter arrogante e auto-suficiente — são críticos, maledicentes, vivem dizendo por aí que “desta água não beberei...”, e sentem-se bem somente ao lado de pessoas em situações piores que a sua, porque, assim, podem parecer melhores do que são.

Manter-se na arrogância é extrema falta de inteligência, porque esse comportamento prepotente afasta amigos e fecha todas as portas para as oportunidades de ser feliz — pessoal e profissionalmente.

Como é típico do arrogante julgar demais, ele está sempre magoado com alguém, porque é incapaz de se colocar no lugar do outro e enxergar do ponto de vista daqueles que sofrem com suas críticas amargas e destruidoras.

Se você se reconhece nestas linhas, saiba que sempre é tempo de mudar e melhorar! O único caminho para a sua mudança é a aceitação da vida como ela é, sem acomodação, é claro, mas com compaixão por aqueles que ainda não conseguem corresponder às suas expectativas, inclusive você mesmo!

Pare de exigir a mudança dos outros e do mundo e comece, agora mesmo, a mudar o seu próprio rumo. O caminho é este! E a escolha é só sua!

 

(*) palestrante; apresentadora de TV e rádio e autora de livros motivacionais
www.elianabarbosa.com.br




San Marco - 16maio
EDIÇÃO DE HOJE
Edição de Hoje
SINTONIZE

ENQUETE
Voc concorda com a alterao do horrio de funcionamento de estabelecimentos comerciais e at mesmo da Prefeitura em decorrncia dos jogos da Seleo na Copa do Mundo?





JM FORUM
Voc acredita na briga de faces criminosas como motivao para as recorrentes mortes de detentos na penitenciria de Uberaba?
Comentar


AS EMPRESAS DO GRUPO JM DE COMUNICAÇÃO
JM Magazine JM Online JM JM Extra JM Rádio Vitória
Todos os direitos reservados ao Jornal da Manhã © 2018