JM Online

Jornal da Manhã 46 anos

Uberaba, 15 de julho de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Mente desocupada...

Não consegui digerir o conteúdo expresso na face deste Diário: Uberaba perde 21 das 22 escolas

19/04/2019 - 00:00:00. - Por João Eurípedes Sabino

Não consegui digerir o conteúdo expresso na face deste Diário: “Uberaba perde 21 das 22 escolas de Educação em Tempo Integral” (16/04/2019). Suspende-se um programa de extremo alcance como se suprimisse um artigo supérfluo. O que é isso, Governador!   

Educação em Tempo Integral equivale à tutela temporária das crianças por seus educadores. Resido em frente a uma escola onde os pequenos, sob sol ou chuva, são entregues por seus pais às 7h e só ao final da tarde são levados para casa. Os benefícios são vários e o melhor deles é o aprendizado, decorrente da boa alimentação e da socialização das crianças.

Via de regra, as escolas públicas são frequentadas por crianças, cujos pais possuem menor poder aquisitivo, daí a importância do Tempo Integral. Fica entendido que se o governo educa e alimenta bem suas crianças, terá no futuro homens de mentes descortinadas e ideias sadias. 

O pior é saber que para cada metro quadrado desativado numa escola, certamente que poderemos ter um delinquente a mais.  “Especialistas em futuro” hoje aplaudem essa infeliz decisão oficial. E não estarão láaaaa adiante para ver o saldo dessa malfadada nota fora. O que se economiza no supermercado é gasto na farmácia. Ou seja; economizar com escola equivale a contrair uma alta dívida, com data de vencimento, em aberto. Darci Ribeiro dizia que o resultado é a construção de presídios.
Não por acaso, a professora Débora Garofalo, recém-ganhadora do Prêmio Nobel da Educação, pontuou no programa Altas Horas de Serginho Groisman, no último sábado: “O Brasil está em último lugar em termos de educação”. Agora sei por que quase 100% das Academias de Letras vivem de pires na mão como se fomentassem outras coisas e não a literatura.

Na República de San Marino, onde as escolas são em tempo integral, não há analfabetos, além de ser quase zero o índice de violência. As cadeias lá vivem praticamente vazias a ponto de um presidiário ser acometido de depressão devido à solidão que experimentava. Aqui, governos duvidam da salutar relação entre escola em tempo integral e a paz.

Parabéns, minha Uberaba! Você manterá 73 escolas municipais.

“Mente desocupada é oficina do diabo”, dizem. O desconhecimento desse fator pode ter avalizado a suspensão das 21 escolas estaduais em tempo integral. Com crianças desocupadas, pais dando duro, informações em tempo real em casa, etc., o que se pode esperar? 

Aí o belzebu monta a sua oficina...

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia