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Marketing para empresas - pequenas e micro

24/09/2018 - 08:05:26. - Por Ovídio Maluf

Neste artigo, quero ressaltar a importância do Marketing Empresarial para Micro e Pequenas Empresas, visto que muitas delas chegam ao declínio antes mesmo da sua fase de maturação, por falta de conhecimento mercadológico ou de estratégia de comunicação. Essas empresas, muitas vezes, são criadas por pessoas que se arriscam e estão despreparadas para entrar no mercado e concorrer com outros empreendedores que já estão no ramo há algum tempo. Elas se arriscam no mercado com o intuito de ganhar dinheiro e fazer sucesso, sem o menor conhecimento de causa, porém, para o empreendedorismo há uma grande diferença entre aqueles que têm grandes ideias e aqueles com talento para extrair lucro delas. O principal erro na comunicação que algumas empresas cometem ao tentar manter a sua sobrevivência é se aventurarem a fazer tudo sem o auxílio de um profissional de Marketing do seu lado. O mercado é cruel e a seleção natural dos sobreviventes acontece de forma natural, permanecendo nele os mais aptos, aqueles que acompanham a dinâmica do mercado. Hoje, os consumidores estão mais exigentes e vão em busca de empresas que melhor atendam às suas necessidades de consumo, desde a oferta de produtos de boa qualidade até os preços mais acessíveis. Se querem longevidade em seus negócios, as empresas são obrigadas a se ajustarem e atender aos desejos do seu público-alvo para que possam competir de igual para igual com outras de maior porte. Para isso, é de suma importância conhecer o marketing e as ferramentas que o abrangem, para ganhar mercado e maior visibilidade perante seus consumidores, podendo até se tornar uma ameaça para a concorrência, pois o marketing é uma ferramenta que, além de auxiliar como um instrumento para as ações estratégicas, pode fazer a diferença dentro de qualquer empresa para que ela se mantenha viva e estável no mercado e, assim, alcance a maturidade. O grande problema é que as micro e pequenas empresas não têm a cultura de planejar, e menos ainda na área da propaganda. Na verdade, os empresários ficam temerosos em realizar um planejamento de marketing, pois acreditam que esse tipo de plano é complicado para ser implantado e que demanda grande investimento, o que não é verdade. Planejar é muito mais barato do que se aventurar e expor sua marca sem o devido cuidado. Para as pequenas e microempresas, tanto o marketing off-line quanto o digital entregam o suficiente para a obtenção de resultados positivos na comunicação; basta que essa comunicação seja feita com quem estuda, planeja, vive e conhece a fundo o mercado da publicidade: a sua Agência de Propaganda. Aposte nela!

Ovídio Maluf é diretor da Agência Futura P

 

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