Publicidade Rdio JM
Canais Facebook Twitter RSS RSS
Play Store App Store Estúdio Ao vivo
EDIÇÕES ANTERIORES:
 | 
BUSCA:     

 
ARTICULISTAS
Tamanho do texto: A A A A
Eliana Barbosa - 02/02/2018

Culpa por ms palavras

Compartilhar:

Sendo a culpa um dos sentimentos que mais paralisam a vida das pessoas, reflitamos, hoje, sobre a culpa por más palavras.

Nos relacionamentos humanos, as palavras têm um poder muito grande – elas constroem ou destroem. As palavras constroem quando são direcionadas ao nosso próprio crescimento e ao daqueles à nossa volta. E destroem quando magoam, criticam, fazem fofocas ou ferem os mais profundos sentimentos dos outros.

E como a “lei do plantar e colher” é infalível, ao proferir más palavras, dentro de você pode ser gerado – de forma consciente ou, na maioria das vezes, inconsciente – um sentimento de culpa que vai desencadear um mecanismo de autopunição e, mais cedo ou mais tarde, o conduzirá às frustrações, decepções ou às doenças.

Veja dois exemplos bem comuns e tristes:

1) O filho jovem que critica e hostiliza o pai que é alcoólatra e, décadas depois, sem perceber, rende-se também ao álcool, como forma inconsciente de autopunição por sua intolerância com o pai;

2) A filha que vê a mãe suportar maus-tratos do pai e fica criticando e acusando-a por não tomar atitude e abandoná-lo, anos mais tarde escolhe como parceiro um homem rude como o pai e, como autopunição por ter sido tão crítica com a mãe, não consegue  também se impor nem se desvencilhar desse relacionamento tóxico.

Sabendo disso, cuidado: Na vida familiar, onde você pensa que é livre para falar o que quiser, modere suas palavras e seja mais carinhoso e paciente com aqueles que fazem parte de sua história pessoal.

E, na vida profissional, procure se dirigir a todos com respeito e educação, de forma que sua consciência esteja sempre leve por saber que você tratou os outros como gosta de ser tratado ou, se possível, até melhor!

Consciência tranquila é senha poderosa para você abrir as portas da prosperidade em sua vida.

Eliana Barbosa
Eliana Barbosa é life coach, psicoterapeuta, articulista de jornais e de revistas de circulação nacional e internacional, autora de vários livros no campo do autodesenvolvimento, apresentadora de programas em TV e rádio, e ministra palestras e cursos transformacionais no Brasil e nos Estados Unidos.
Conheça melhor as suas atividades profissionais no site www.elianabarbosa.com.br
Contato: eliana@elianabarbosa.com.br


 




San Marco - 16maio
EDIÇÃO DE HOJE
Edição de Hoje
SINTONIZE

ENQUETE
Voc concorda com a alterao do horrio de funcionamento de estabelecimentos comerciais e at mesmo da Prefeitura em decorrncia dos jogos da Seleo na Copa do Mundo?





JM FORUM
Voc acredita na briga de faces criminosas como motivao para as recorrentes mortes de detentos na penitenciria de Uberaba?
Comentar


AS EMPRESAS DO GRUPO JM DE COMUNICAÇÃO
JM Magazine JM Online JM JM Extra JM Rádio Vitória
Todos os direitos reservados ao Jornal da Manhã © 2018